Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Mais um olhar sobre o passado. Foi enviada pela Carla, que pensa ser de pessoal de 1953 que foi à inspecção. Eu peço outras opiniões, porque acho que há gente que não é do mesmo ano na imagem.
Chamo a atenção para as pandeiretas com fitas, à semelhança das que hoje se vêem nos universitários finalistas. O princípio era o mesmo. Até porque na altura, ir para a tropa significava passar uns anos fora. Em alguns casos, longe demais, sem saber se se voltava inteiro.
Nesta época a ida à inspecção era não só um ritual como uma festa. Organizavam-se participados bailes, com banquete e tudo. Isso acabou por se perder, tal como a tropa, felizmente, perdeu significado e a obrigatoriedade. Nos últimos anos lembro-me que a malta de 1975 (mais que as mães) e os de 1979 reeditaram esse costume quando fizeram 18 anos e foram "tirar o número", como se dizia antigamente. A festa foi no salão junto ao clube. E foi a última vez que aconteceu.

7 comentários:

Anónimo disse...

A foto em si foi da inspenção dos do ano de 1954. Mas juntaram-se todos para passar o testemunho (mais ou menos isso). Assim sendo nesta foto há pessoal de 1953 e de 1954 sendo estes os que foram a inspenção.

Anónimo disse...

Olá.
Confirma... O primeiro moçoilo da esquerda da fila de baixo é nada mais nada menos que João Luis da Cruz Rafael "Fevra" (13 de Agosto de 1953.
Se bem me lembro, das Festas em honra da Nossa Senhora da Ascenção e 1993, faziam parte desse grupo de mancebos, o "levezinho"; o João "Pardinha"; o Pai da Carla Rolão; o Sr Mário; o "Carteiro" que costumave ser o fugueteiro das festas, que infelizmente já faleceu, entre outros que não consigo recordar.
Mais uma vez, deixo aqui um muito obrigado à "gardunha" e à arla Rolão por partilharem uma MEMORIA DE ALCONGOSTA tão saudosa quanto esta. beijinhos e abraços, para vós e para as familias dos moços presentes nesta foto.
Saudações amigas:
Nelson Rafael "rafgenstein"

Anónimo disse...

O facto de se efectuar a festa nos salão do Clube Acádemico de Alcongosta,bem como as pandeiretas com fitas são infelizmente factos do passado!! Mas expresso a minha opinião em contradizer k a última vez que se efectuou o baile e as pandeiretas com fitas da inspecção a desfilar pelas ruas da nossa linda terra não foi em 1979 mas sim no ano em que a malta de 1981 foi a inspecção,onde sim, pela última vez foi realizado o baile da malta que no decorrer desse ano foi a inspecção,(porém não se pode finalizar devido a um Funeral que decorrera nessa noite).
Malta essa com os nomes:
Sérgio Mendes,João Filipe Mendes, Tiago Brito e finalmente Sérgio José.
Um abraço e continuação de um formidavél e exemplar trabalho que nós aconchega o coração a nossa formidavél Aldeia dos que por motivos pesssoais e profissionais não podem estar presente na mesma diariamente.
Saudações: Sérgio Mendes

Anónimo disse...

Roleto, Germano, Quim Patelinho, Zé Alberto Malcata, Tó Patricio.
Em baixo:
Fevra, ???, Mário Rolão, Joaquim Parra,João Pardinha.

Anónimo disse...

Quando me referi a 1979 nao foi em rela@ao aos que foram a inspe@ao nesse ano, mas aos que nasceram nesse ano, e que quando fizeram 18 anos, nos anos 90, fizeram a ultima festa desse genero. Alias, antes nao existia sequer salao da junta. Ai era a casa de um velhote.
Essa malta era a do ano do Joao Miguel Charneco, David Leve, Rui Vinagre, Marco Grilo, Luis Guimaraes, etc.

Anónimo disse...

Olá Nelson Rafael nas Festas em honra da Nossa Senhora da Anunciação em 1993, os festeiros foram: Mário Rolão; João Pardinha; João Rafel; João Borrego; Tó Levezinho; Lúis Carteiro; Maria Amélia e Manuel Poias. Quanto a confiramação acerca da foto o primeiro moçoilo da esquerda da fila de baixo, sim é o teu pai, o Srº João Rafael.

ana patricio disse...

ola pessoal....sim senhor esta é uma foto para recordar...eu tambem tenho uma la em casa....não desmentindo o q voces disseram, eu acho q este pessoal é o de 1952 e 53, pq o meu pai é de 52....
agora da esquerda para a direita
legenda: EM CIMA - Tó Roleto, Germano, Quim Patelinho,zé Alberto e Tó Patricio(o meu pai)
EM BAIXO - Fevra,João Borrego, Mario Rolão,Joaquim Parra e João Pardinha

Enviar um comentário