Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

10 abril 2008

Gigante entre gigantes

Castanheiro de Alcongosta (Fundão) - bilhete-postal - Revista Brotéria, Vol. III, 1904 (Árvores e Florestas de Portugal - Volume 5)


"O castanheiro (Castanea sativa Mill.) de Alcongosta (concelho do Fundão), que morreu em 1920 devido a uma faísca (de acordo com Ernesto Goes in "Árvores Monumentais de Portugal"), foi um dos mais extraordinários exemplares desta espécie de que há registo no nosso país.

O tronco possuía 18 m de perímetro à altura do peito (P.A.P.) e estava todo carcomido, podendo o seu interior albergar 53 pessoas. Um verdadeiro gigante entre gigantes...


Na actualidade, o castanheiro mais grosso e corpulento de Portugal deverá ser o da Arrifana (Guarda), com cerca de 13 m de P.A.P. e uma idade que deverá ultrapassar os 1 000 anos."

Retirado de Sombra Verde

1 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caros amigos de Alcongosta,

Vamos esperar que a cultura da cerejeira seja compatível com a preservação dos soutos e dos carvalhais, indispensáveis entre muitas outras coisas para a sobrevivência desse tesouro da Gardunha que é a Asphodelus. Obrigado pela "ligação".

Um abraço

P.s.- Apenas uma curta "actualização": no último Verão pude constatar que o castanheiro da Arrifana também já morreu, pelo que o maior da Beira Interior deverá ser agora o de Guilhafonso (na estrada da Guarda para Pinhel).

Enviar um comentário