O João Carlos Rolão chama a atenção para o que está a acontecer às cerejas que são para ser colhidas nesta altura, por causa das pancadas de água que têm caído. Aparecem rachadas e acabam por ficar na árvore.
Com este tempo instável, que pelos vistos vai continuar, também nem se pode colher normalmente. Isto porque a cereja húmida ou molhada não pode ir para as caixas, para não apodrecer. E isso acaba por ser uma dor de cabeça para quem vê a caroça na árvore e não a pode colher.
Com este tempo instável, que pelos vistos vai continuar, também nem se pode colher normalmente. Isto porque a cereja húmida ou molhada não pode ir para as caixas, para não apodrecer. E isso acaba por ser uma dor de cabeça para quem vê a caroça na árvore e não a pode colher.
Vamos esperar que chuva dê tréguas para a campanha não ter mais prejuízos que estes iniciais. E que as variedades de Junho não tenham o mesmo destino.
É verdade que tem havido muita, mas há aí muito intermediário a pagá-la a preços ridiculamente baixos. A um euro e pouco, uma coisa que dá trabalho a apanhar. Quando nos hipers e na estrada se vê à volta de 3 euros.
13 comentários:
toca de chorar por mais subsidios...
É verdade k no ano passado foi uma catástrofe, ficou mesmo muita estragada. Mas também é verdade k é um exagero o k se ouve este ano. Ontem na televisão estvam a dizer k 80% da produção estava estragada. K albrabice é capaz de dar jeito a alguns k andem á coca do subsídio.
Mas esses só devem calhar a quem menos precisa e mais se enche...
É claro que já se estragaram algumas, até acredito que 80% das temporã se tenham estragado, mas nunca a produção es geral. se não vejamos, a grande fatia da produçãpo são as tardias, sobretudo as de Saco.
É logico que estas hiperboles dão jeito a alguns... agora os pequenos produtores tão sempre postos de lado.
Venham de lá uns subsídios para os produtores adquirirem uns jipes novos.
so ficam de lado kem nao faz os subsidios as kintas é muito dinheiro investido e na maioria dos anos sao kuase 2000 euros deitados fora. pois so os mesmo grandes e com cunham arranjam maneira de cobrir esse prejuizo.
acho muito bem que se chorem, deviam ter dito 90%, nem é tanto por causa dos subsidios mas para ver se com estas noticias o preço da cereja sobe um pouco porque antes andavam a dizer que havia muita produção e o preço ja estava a baixar demasiado, pode ser que agora suba um pouco. em relação ao anonimo que fez o primeiro comentario tenho-lhe a dizer que quem não chora não mama
Estou a achar estes comentários um pouco levianos para com os produtores,principalmente o primeiro comentário, mas 1º não se tratam de subsidios, mas sim de seguros a intempéries, que seguram apenas geadas e trevoadas de pedrisco, não chuva!!!!
É claro que só os grandes é que poderão receber algum, mas não se trata disso apenas, muita gente ganha dinheiro com a cereja, dinheiro que a região deixa de ganhar, não só os Alcongostences!!!
Se alguem ou o 1º anonimo souber quem da subsidios ou faz seguros para cereja rachada pelas chuvas, poderiam me dizer qual a entidade que os faz???
Sugestão aos produtores e demais interessados.
com a quantidade de cerejais espalhados por toda a gardunha e redondeza invistam numas fabricas de cuecas fio dental ou tanga para tornar as cerejas mais sexys e os consumidores finais se regalarem:))))
assim começam a ter outros rendimentos fabricas que laboram no inverno.são novos postos de trabalho que se criam!
Ó rbi_inter!
e se tu investisses nessa fabrica,talvez te safasses!
mas pensa antes en fabrica de preservativos, pois não se podem fazer filhos na região, por falta de trabalho, e já agora enfiavam uma em cada cereja!!
Que fabrica de preservativos que quê?!!! isso é uma má aposta. toca é a aumentar a população, e a combater a desertificação.
quanto a emprego, pois... isso é um grave problema, ainda por cima nesta zona! tem que se pensar em novas politicas empregadoras e empresariais. nesta altura em que se desenvolve cada x mais o turismo na região pensar em desenvolver possibilidades de trabalho como o artesanato e derivados de turismo...
caro anomimo... já tinha pensado no caso, estou mesmo a pensar lansar-me no mercado, preciso é de 1 sócio pra bancar as despessas ñ ker entar na sociedade???? talves tenha uns trocos k despense da sua produção de caroça...
fábrica de preservativos só se fosse pra os dar aos lelos pra baixar akela taxa elevada de ntalidade que só dão despesa ao país!
deixe-mos a dita fábrica e dediquemo-nos a coisas de mais interesse e sérias.
1 abrx ou 1 bj
Nem tudo pode ser lucro, após fugirem tanto às finanças, que eu bem os vejo andar com as cerejas à socapa, logo tem que existir algum prejuízo. Quem vive só do ordenado e lhe são retirados os impostos ao fim do mês também podem vir a alegar estragos.
Enviar um comentário