(clicar para ampliar)
Em Julho próximo o Clube Académico de Alcongosta completa 30 anos. O que muitos não saberão é que antes existiram os Estrelas Vermelhas de Alcongosta. Agremiação que não sei se chegou a ser formalizada. Certo é que tinha actividade, como a foto atesta.
A imagem foi descoberta pela Carla Veríssimo no baú de recordações do pai (João Luís) e fê-la chegar ao Pedaços de Alcongosta, com a respectiva identificação do plantel. Isso não diz, mas possivelmente terá sido tirada no antigo campo das pedras, mesmo no cimo do cabeço onde agora está o actual. Se alguém puder dar mais informações sobre os Estrelas Vermelhas e a sua história, ficamos gratos.
A imagem foi descoberta pela Carla Veríssimo no baú de recordações do pai (João Luís) e fê-la chegar ao Pedaços de Alcongosta, com a respectiva identificação do plantel. Isso não diz, mas possivelmente terá sido tirada no antigo campo das pedras, mesmo no cimo do cabeço onde agora está o actual. Se alguém puder dar mais informações sobre os Estrelas Vermelhas e a sua história, ficamos gratos.
Cima: João Gonçalves, Luís Sérgio, Óscar, Tó Mil Homens, Joaquim Migas e Alberto Rato.
Baixo: João Luís, Tó Furão, Tó Luís, Luís Borrego e César Pereiro.
6 comentários:
Quanta emoção ! Que fervilhar de emoções. Para começar, o elemento que falta entre o Óscar e o Joaquim Migas é O Sousa, mais conhecido por Toninho Mil Homens ( Tó Mil Homens). Como se pode ver eu sou o mais novinho da equipa tinha, 12/13 anos, os outros a maior parte teriam 16 /17. è uma equipa " sui generis", nunca esteve formalmente registada como clube, representava Alcongosta mas era apenas uma equipa. Tinha, tanto quanto me lembro, um máximo de dezasseis sócios : os jogadores. O nome estrelas vermelhas foi influenciado pela cor das camisolas ( vermelhas) e penso que também por um grande clube da época, que dominava no futebol europeu, o Estrela ou Estrelas vermelhas de Belgrado, tudo isto muito influenciado pelo Alberto Mendes , o Luís Alberto Rodrigues Mendes (Alberto Rato), infelizmente já falecido. Ele foi o grande impulsionador desta equipa. Tratava de tudo com gosto e contagiava. Foi ele que encomendou as camisolas, ou foi de propósito comprá-las a Lisboa, já não me lembro, recordo que foram compradas na CASA SENNA que era , na época o topo de gama das casas de desporto, ainda existe em Lisboa, tem pelo menos duas delegações uma na Av. Almirante Reis e outra numa rua cujo nome não recordo, na zona do Chiado.
A aquisição dos equipamentos, tuma demorou algum tempo, cada um de nós contribuia com uma quantia e só ao fim de vários meses conseguimos juntar o dinheiro suficiente.
Foi a primeira equipa onde joguei futebol.Lembro-me bem do primeiro jogo que fizemos fora de casa em Alcaria. Fomos a pé até ao Fundão, ali apanhámos o comboio para Alcaria, da estação de Alcaria para o campo de jogos e depois jogar. Como vêem aquecimento não faltou. depois o regresso. Aquilo sim é que era vontade de jogar futebol. Esta equipa durou alguns anos, não posso precisar quantos. O Alberto foi para França e ninguém conseguiu continuar a sua dedicação.
O nosso campo era efectivamente o campo do cabeço, cheio de pedras, era conhecido por " campo dos diamantes", já estão a ver porquê.
Luís Sérgio
Penso que a foto data de 1972/73.
Peço ao pessoal mais velho que participou nesta equipa que tente confirmar estes dados.
Luís Sérgio
Quem nao se recorda Cesar Furao, Quim Palilo(Deus haja), o Carlos Braganca(guarda redes)o Luis Cara,o Mario massas, o Carlos Masas, ... tantos outros que naquele CAMPO DOS DIAMANTES tantos momentos de alegria e convivio ali tivemos juntos.
E as celebres arbitragens do Ti Manel Fernando,(que mandava repetir os lancamentos laterais por nao se batia com a bola no chao)?.
Eu sei la quantos momentos de alegria ali passamos juntos.
Eram outros tempos e as gentes de Alcongosta eram mais unidas.
So com uma vontade como a de Alberto Rato, do Sergio e outros que de momento nao me recordo, se consegui fazer este Estadio.
E lindo e agradeco do fundo do coracao estas recordacoes.
Obrigado Sergio.
Deixo um repto.
Porque nao se faz uma festa ou almoco de recordacao com todos as antigas glorias do ESTRELA VERMELHA na comemoracao do aniversario de CAA?
Felicidades para o CAA.
Bem hajam
Luis Martins
O Leve que ponha a cena do jantar em andamento que a malta acho que alinha. Era uma boa ideia para os 30 anos do clube juntar os órgãos sociais que por lá passaram. Se isso for combinado com antecedência é capaz de se juntar muita gente.
Nem que seja no salão, com uma feijoada. O que interessa é reunir o pessoal.
luis sergio
podias mandar umas quqdras do teu pai para o blog. o Gardunha até as podia ir consiliando com as memorias de Alcongosta, de certeza que ía ficar engraçado, e Ele é sem duvida um poeta popular da cá da Terra.
mas atenção, seleciona-as, pk se não temos quadras até daki a 200 anos :)
Isso é que era aventura. Agora mesmo sem condições sempre temos a nossa ramona velhota. Já não temos de ir a pé para o fundão e depois ainda de comboio para alcaria. Mas que jornada!
é bom saber essas coisas. se quem se lembra de mais para contar força, que nós gostamos de saber.
Enviar um comentário