Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Outro momento do passado. Dá ideia de ser na rampa para a padaria. Chamo a atenção para as casas atrás. Já nenhuma existe como era. São onde agora estão as do Vítor Bonifácio, do Alderto Mendes e a da Gracinda Ramboia. Que diferença! As pessoas, alguém consegue identificar? A santa da frente também não é me familiar, pelo menos das que costumam ir nas procissões actuais. A foto foi enviada pela Carla Rolão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta é uma procissão em honrra de Santa Bárbara, festa que se celebrava no primeiro Domingo de Junho, hoje em dia nem sempre se celebra e quando é festejada é em data inserta, devido à azafama da cereja.
O andor da frente é de nossa Senhora do Rosário, imagem de roca que permite ser adaptada nos seus gestos e vestida com outras roupas, actualmente encontra-se com a invocação de NS das Dores, e sai em procissão na 6ª feira Santa.
Até inicios do sec.XX, existiu a irmandade de NS do Rosário na Paróquia, possivelmente até cerca da decada de30. Como não se justificava ir em procissão duas imagens com a mesma invocação obtou-se pela de NSR de Fátima,esta que segue em segundo plano na foto.
No ultimo andor vai Sta. Bárbara por ser a ela dedicada a romaria em questão.

Anónimo disse...

Quem leva o andor da frente um deles é o meu pai, Mario Rolão. Os outros ja nem ele se lembra mesmo em relação a que festa era, ele pensava que era a da Nª Snhr de Anunciação. Ms agora Graças ao esclarecimento do João nrs, ficamos todos ca em casa a saber de que festa se trata. em relação a santa que o meu pai levava eu associe logo a nossa senhora das Dores, não sabia que tinha tido outro nome.

Anónimo disse...

O homen que esta sozinho direita, é meu pai Joaquim gatao !! Joaquim Miguel Dias

Enviar um comentário