Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

14 maio 2008

"Época de incêndios"

A imagem data de Agosto de 2005, de um incêndio de grandes proporções que devastou o Carvalhal, na Serra da Gardunha. Foi enviada há dias pelo João Carlos Rolão, com o seguinte comentário:

"Como dizem as autoridades deste pais, "está prestes a começar a época de fogos", como se fosse o inicio de um qualquer campeonato, ou algo do género."

Hoje o tempo até está farrusco e nestes dias não nos lembramos tanto dos perigos. Mas aprecio o tom mordaz utilizado. Realmente, é triste pensarmos no Verão como se fosse algo inevitável com a chegada desta estação. Quando se devia agir para que assim não fosse.
E com agir não me refiro ao circo anual do ministro chamar as televisões, os jornais, e mostrar os fantásticos meios que temos à disposição, ali todos alinhadinhos em frente ao burocrata engravatado.

5 comentários:

Anónimo disse...

ao olhar para esta imagem recordo o triste dia 15 de agosto de 200?.
apos o incendio que destruiu praticamente todo o maciso central da gardunha. nessa altura eté pareceu k as autoridades competentes estavam dispostas a intervir e mostraram vontade em k a serrra fosse reflorestada, mas nada se viu, e apos isso mais uns hectares de serra foi a vida. a reflorestação da serra não passou de um mero projecto. onde esta o empenho da junta e da cmf pra verem o problema resolvido!???
mais uma x a cmf nas pessoas do presidente e seus vereadores de então, prometeram e ñ cumpriram com a palavra. já nos vamos habituando a estes aldrabões...

Anónimo disse...

concordo a 100% contigo rego d´água.
infelizmente, para nos e para aqueles k nos visitam, vos informo que, ouvi dizer directamente ao presidente da nossa freguesia k já não valia a pena reflorestar a serra...Será???
eu pessoalmente nao concordo.

Anónimo disse...

de 2002, incendio de 2002. vai fazer 6 anos dia 15 de Agosto.

Anónimo disse...

custa-me a acreditar no que flor de cerejeira disse porque só uma pessoa otária diria isso, temos que ter a noção que em algumas partes da nossa serra houve regeneração natural mas em algumas dessas zonas foi com especies que não são naturais da nossa serra, como é o caso das mimosas e arvores resinosas que são do melhor para os incendios, como toda a gente pode constatar. na outra parte não nasceu nada e como é obvio ja não vai nascer, e é essa parte que a meu ver precisa de uma reflorestação urgente. observem a encosta virada para Alcongosta junto á casa do guarda tirando o mato que é cada vez mais e maior tá completamente despida. esperem que nasçam lá arvores, mas esperem sentados e tenham cuidado para não criarem raizes

Anónimo disse...

Che Guevara, to a ver que es um critico á maneira.
quidado com o tipo de criticas que fazes ainda ai vem a "asai" ai desculpa a pj a tua procura ou talves uma reencarnação da pide! :))
mais uma x comento este espaço do incendio, estou de acordo contigo jamais a serra se reflorestara por si em algus sitios como tu referis-t. ate pk neste incendio k se ve na foto queimou mais uma zona que ja tinha ardido em 2002 onde acabaram por desaparecer as sementes.
estes politicos se assim se podem chamar consideram segundo o meu ponto de vista, um novo conseito de reflorestação um tanto a desejar... que é: deixai crescer o mato as arvores viram das cagade-las dos passarinhos!...

Enviar um comentário