Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A Câmara do Fundão tem mais uma vez em marcha a campanha de promoção "Cereja do Fundão, o Fruto da Nossa Selecção". Já foram distribuídas embalagens no concerto do Tony Carreira, em Viseu, durante o jogo do último domingo, no Rock in Rio e vão ser oferecidas caixas de 200 gramas na Suíça, durante os treinos e no primeiro jogo da Selecção no Euro.

Não questiono a iniciativa, que parece que consegue alguns resultados. Pelo menos na projecção do concelho. Mas não resisto a contar um episódio que me fez reflectir sobre a operacionalidade da campanha.

No primeiro ano em que distribuíram a cereja e o faziam fora do Fundão, passei junto à carrinha e uma rapariga abordou-me para me oferecer uma embalagem. Aceitei e aproveitei para meter conversa. Qual não foi o meu espanto quando percebi que a dita cuja nem sabia muito bem onde ficava o Fundão, quanto mais prestar qualquer tipo de informação adicional sobre o produto que estava a promover.

Tendo em conta os milhares gastos, embora não o tenha manifestado, aquilo aborreceu-me. Sobretudo quando há tanto jovem na região sem emprego. Muitos deles certamente qualificados para fazer esse tipo de trabalho temporário, eventualmente mais prestáveis e com conhecimento de causa. Em vez disso, a empresa contratada para a distribuição vai buscar gente a Lisboa, ou lá onde é, que nem se dá ao trabalho de se informar minimamente, não vá alguém querer saber mais qualquer coisita, em vez de apenas esticar o braço para receber as cerejas. Se calhar isso podia ser repensado, e "fiscalizado"...

10 comentários:

bird disse...

Ainda agora no Rock in Rio as cabras nem da carrinha sairam, nem sequer ofereciam as cerejas.
Já no Euro foi a mesma merda, mas como o Manelito é o maior e arranja tacho a toda a gente ninguém fala.

Anónimo disse...

Ó bird, devias ter tentado perceber o que se passava. Se estavam apenas numa pausa, se é o costume e, já agora, se as moçoilas continuam a manifestar total ausência de conhecimentos sobre o que estão a promover.
Se alguém vir a carrinha em mais alguma distribuição, tinha interesse tentar perceber isso. Afinal, é com dinheiro de todos nós que elas estão a ser pagas.

Unknown disse...

Está provado, mais uma vez, que não chega a mensagem ser boa é preciso escolher um bom mensageiro.Muitas vezes dá trabalho e custa dinheiro, quando as prioridades são contratar brasileiros para o futebol de salão falta para o resto...
Já agora, será que as meninas sabiam que a árvore que dá a cerejas é a cerejeira?Não se espantem, se elas responderem que as cerejas se colhem no "Continente ".

Luís Sérgio
Luís Sérgio

Anónimo disse...

Esta campanha da CEREJA tem muito a desejar. A Cereja é promovida na Madeira, na Suissa, no Rock in Rio, e vemos a ser vendida a cereja espanhola e de Resende. Bonito não é?
Cherry

Anónimo disse...

quando em 2004 começou a campanha da cereja do fundão, esta cereja não tinha uma naturalidade hoje quando se faz a campanha a maioria do público já identifica a cereja como sendo do fundão, mais do que divulgar um produto divulga-se uma região.Para poder concorrer com espanhois é preciso investir em marketing e publicidade porque não basta a qualidade da cereja temos de lhe dar fama, porque isso também vende..Avaliem o trabalho realizado quando falarem com todas a interveninetes (promotoras)

Anónimo disse...

quando em 2004 começou a campanha da cereja do fundão, esta cereja não tinha uma naturalidade hoje quando se faz a campanha a maioria do público já identifica a cereja como sendo do fundão, mais do que divulgar um produto divulga-se uma região.Para poder concorrer com espanhois é preciso investir em marketing e publicidade porque não basta a qualidade da cereja temos de lhe dar fama, porque isso também vende..Avaliem o trabalho realizado quando falarem com todas a interveninetes (promotoras)

Anónimo disse...

Mas a promoção está a ser muito mal feita. Em primeiro contratam-se raparigas para entregar as couvettes de cereja e quando lhes perguntam de onde vêm as cerejas dizem que é do continente, em segundo se lhes perguntarmos onde fica o fundão não sabem. antes de fazerem a promoção, em primeiro deviam dar umas aulas de cultura geral a quem dá a cara pelo fruto.

Anónimo disse...

temos que dar os parabens a c m fundão pela promoção da cereja e da cidade mas não tenham duvidas que muita coisa esta mal, ouvem-se muitos comentarios sobre o tipo de informação dada pelas promotoras como um que ja ouvi em que uma promotora se dirigiu a alguem da terra da cereja a promover o fruto e quando lhe foi perguntado onde se situava o fundão não soube responder, isto é vergonhoso. sugiro que em futuros contratos com empresas de promoção exijam uma formação para as promotoras, uma coisa rapida com ajuda de um mapa e informação do que melhor tem a nossa terra para que não aconteçam estas poucas vergonhas.
continuem

Anónimo disse...

ó Luís Sérgio pelo que vejo hoje no Jornal do Fundão as mensageiras são mais que BOAS. Que não haja dúvidas sobre isso e quem tiver dúvidas que vá ver a foto do jornal. Ao que parece este fim de semana estiveram na Madeira e contrataram lá umas ex misses. O problema lá está é justamente esse se foram lá contratadas como é que devem saber onde fica o fundão. Ms eu compreendo as prioridades ai se compreendo. ui

Anónimo disse...

Quando se trata em dar cereja é muito fácil,porque quando ´e dado toda a gente aceita,agora se o mesmo fruto tivesse que ser vendido com meninas com esta qualificação, os produtores estavam
falidos devido a pouca venda,Ang.

Enviar um comentário