Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

14 julho 2008

O topónimo Alcongosta

No blogue Toponímia Lusitana é dada uma explicação sobre a origem do nome Alcongosta e outros termos semelhantes.

Alcongosta, Cangosta, Congosta, Congosto, Congostra, Quingosta

Estes topónimos estão associados a lugares de passagem difícil mas incontornável. Encontram-se por toda a metade Norte da Península Ibérica, desde o território galego-português até aos vales pirenaicos de Aragão.
Tanto aparecem em lugares altos de passagem difícil, como em ruas, veredas, azinhagas e vielas estreitas, em troços apertados do curso de um rio ou em desfiladeiros e gargantas. A oscilação da primeira vogal é curiosa, variando entre a, i e o.

A sua associação a lugares de passagem estreita tem feito pensar no lat. canale angusta. Admito também o parentesco linguístico com a palavra "canga", que contém a ideia de "aperto", "constrangimento".

Encontra-se "congosta" como adjectivo, sobretudo em castelhano: "Las gargantas del Dobra son espectaculares, muy congostas y escarpadas" (da web). Nas regiões moçarábicas aparece o híbrido "Alcongosta" (do árab. al + congosta).

1 comentários:

Anónimo disse...

"Estes topónimos estão associados a lugares de passagem difícil mas incontornável"
os entendidos tambem dizem que está associado a passagem estreita.
pode-se afirmar então que a nossa terra bem como o topónimo Alcongosta está directamente ligado e relacionado com a via romana que passa na nossa terra, é incontornavel, daqui a grande importancia da mesma, faz parte da identidade da nossa terra e da nossa identidade.
tenho pena que ninguem veja assim as coisas e que continuem a ignorar por completo esta mais valia que tem a nossa terra, desde o cidadão comum passando pela junta de freguesia, pela camara municipal e a outra palete de entidades com responsabilidade nesta materia.
o que é certo é que o caminho romano está ao abandono e cada vez mais degradado e um dia destes quando perceberem isso ja não ha nada a fazer.
é lamentavel o estado a que chegou, não tem qualquer tipo de manutenção e como se não bastasse é transitado por tratores, por moto 4 e pelos todo o terreno que fazem rally na serra, não acham que aquele caminho devia ser interdito a qualquer tipo de veiculos que não fossem de tracção animal? excluindo os veiculos prioritários.
como se não bastasse uns otários da nossa camara municipal, acho que ligados
á protecção civil efectuaram em pleno caminho romano trabalhos com uma buldozer, tenho a certeza que alguem da junta ja viu pois ja foi a algum tempo, será que chamaram alguem à atenção? espero que vão ao sitio analisar a situação e façam alguma coisa

Enviar um comentário