Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A imagem já aqui foi mostrada em Maio, altura em que a Carla Veríssimo a mandou para o Pedaços de Alcongosta. É parte da equipa do Estrelas Vermelhas de Alcongosta, agremiação que contava com os jogadores como únicos sócios e que antecedeu o Clube Académico de Alcongosta, que viria a ser criado em 1978.
No outro dia postei algumas memórias do Luís Sérgio sobre o primeiro torneio de futebol de salão realizado no ringue. Hoje volto a recorrer aos comentários para lembrar outra época e as aventuras vividas pelo pessoal que está na foto.


"Quanta emoção ! Que fervilhar de emoções. Para começar, o elemento que falta entre o Óscar e o Joaquim Migas é O Sousa, mais conhecido por Toninho Mil Homens ( Tó Mil Homens). Como se pode ver eu sou o mais novinho da equipa tinha, 12/13 anos, os outros a maior parte teriam 16 /17. è uma equipa " sui generis", nunca esteve formalmente registada como clube, representava Alcongosta mas era apenas uma equipa.
Tinha, tanto quanto me lembro, um máximo de dezasseis sócios : os jogadores. O nome Estrelas Vermelhas foi influenciado pela cor das camisolas (vermelhas) e penso que também por um grande clube da época, que dominava no futebol europeu, o Estrela ou Estrelas vermelhas de Belgrado, tudo isto muito influenciado pelo Alberto Mendes , o Luís Alberto Rodrigues Mendes (Alberto Rato), infelizmente já falecido. Ele foi o grande impulsionador desta equipa. Tratava de tudo com gosto e contagiava.
Foi ele que encomendou as camisolas, ou foi de propósito comprá-las a Lisboa, já não me lembro, recordo que foram compradas na CASA SENNA que era , na época o topo de gama das casas de desporto, ainda existe em Lisboa, tem pelo menos duas delegações uma na Av. Almirante Reis e outra numa rua cujo nome não recordo, na zona do Chiado.
A aquisição dos equipamentos, tuma demorou algum tempo, cada um de nós contribuia com uma quantia e só ao fim de vários meses conseguimos juntar o dinheiro suficiente.
Foi a primeira equipa onde joguei futebol.Lembro-me bem do primeiro jogo que fizemos fora de casa, em Alcaria. Fomos a pé até ao Fundão, ali apanhámos o comboio para Alcaria, da estação de Alcaria para o campo de jogos e depois jogar. Como vêem aquecimento não faltou. Depois o regresso. Aquilo sim é que era vontade de jogar futebol. Esta equipa durou alguns anos, não posso precisar quantos. O Alberto foi para França e ninguém conseguiu continuar a sua dedicação.
O nosso campo era efectivamente o campo do cabeço, cheio de pedras, era conhecido por " campo dos diamantes", já estão a ver porquê."
Luís Sérgio

"Quem nao se recorda César Furão, Quim Palilo (Deus haja), o Carlos Bragança(guarda redes), o Luís Cara, o Mário massas, o Carlos Massas, ... tantos outros que naquele CAMPO DOS DIAMANTES tantos momentos de alegria e convívio ali tivemos juntos.
E as célebres arbitragens do Ti Manel Fernando, (que mandava repetir os lançamentos laterais por não se batia com a bola no chão)?.
Eu sei la quantos momentos de alegria ali passámos juntos.
Eram outros tempos e as gentes de Alcongosta eram mais unidas.
Só com uma vontade como a de Alberto Rato, do Sérgio e outros que de momento não me recordo, se consegui fazer este Estádio.
E lindo e agradeço do fundo do coração estas recordações.
Obrigado Sérgio.
Deixo um repto.
Porque nao se faz uma festa ou almoço de recordação com todos as antigas glorias do ESTRELA VERMELHA na comemoração do aniversario de CAA?
Felicidades para o CAA. Bem hajam."
Luis Martins

2 comentários:

Anónimo disse...

LUís Martins qual? o 39, o carrã ou outro... há vários de alcongosta com esse nome

Anónimo disse...

E os outros quem são?

Enviar um comentário