Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Este fim-de-semana o Chocalhos volta a animar as ruas dos nossos vizinhos de Alpedrinha. É o Festival dos Caminhos da Transumância. Ou seja, o percurso sazonal que antigamente os pastores faziam à procura de melhores pastos.

Sexta, sábado e domingo há tasquinhas, artesanato, música e produtos regionais na Sintra da Beira. Para os madrugadores no domingo de manhã realiza-se a habitual caminhada com o rebanho, entre o Fundão e Alpedrinha, com passagem por Alcongosta, através do caminho romano.

Para participar basta aparecer em frente à câmara às 8h da manhã. Ou então sempre podemos apanhar o percurso quando passar pela nossa terra. O regresso, para o Fundão, penso que está assegurado em autocarros.

As fotos são de uma dessas caminhadas com rebanho, não sei exactamente em que ano. E até aparece um pequeno conterrâneo nosso armado em pastor.
Para verem pormenores do programa podem ir ao site da Fundão Turismo.

9 comentários:

Anónimo disse...

ALCONGOSTA É MERDA!!!

Anónimo disse...

podias justificar a tua resposta, mas deves ser um merdas para isso

Anónimo disse...

resposta para o anonimo que disse :
Alcongosta e M...

Merda es tu e toda a tua familia seu grande animal de filho de puta !

sue grande corno !

Anónimo disse...

Solução para o caso :

Retirar/bloquear este engraçadinho

cobardolas

j.m.

Anónimo disse...

"O maior pecado para com os nossos semelhantes não é odiá-los, mas sim tratá-los com indiferença; é a essência da desumanidade", já dizia o grande dramaturgo Bernard Shaw.
Tendo em conta o insulto gratuito, sem qualquer explicação que sustente tal afirmação, parece-me que o caro sr anónimo não merece que gastemos tempo com ele.
Abri este excepção para apelar aos outros que não baixem ao nível dele, como já aconteceu.

Anónimo disse...

Não sei se o presidente da junta de Alpedrinha é bom ou não, se é boa ou má pessoa, mas ninguém pode negar o empenho do homem durante o Chocalhos. Lá quem orienta as coisas é ele, não é a Fundão turismo. A verdade é que as coisas estiveram muuito bem organizadas com ele sempre no comando a dizer para onde é que a animação havia de ir. É essa a diferença para a nossa festa, se calhar é melhor algumas pessoas olharem e aprenderem alguma coisa. Para verem o que é animação bem distribuída sempre a circular.

Anónimo disse...

Estes chocalhos ñ param de me impressionar! Todos os anos que lá fui vejo melhorias em relação a anos anteriores!
O ano passado o pessoal nem podia passar na rua principal. Este ano a festa funcionava em duas ruas, e com o dobro das tascas!
O ano passado, para quem ficou até mais tarde, já ñ havia o que comer. Este ano até ás cinco da matina o pessoal podia comer em várias tascas!
E sempre, mas sempre, cheio de animação em todas as ruas e transversais! toda a animação circulou por toda a festa! quer se fosse aos Chocalhos à tarde ou se ficasse pela noite dentro, ñ faltava animação!
E como disse o alcongostense, o presidente da junta sempre a comandar o processo, a dizer por onde é que os grupos tinham de passar, mantendo as ruas com animação quase que constante!!
E quando eu falo em animação falo daquela que anima (mas existe alguma outra :D ), que faz barulho e que põe o pessoal a cantar, dançar, aplaudir....em suma que anime a malta!!!
Será que para o ano podemos contar com um pouquinho disto na nossa festa da cereja!!
Espero bem que sim.

Anónimo disse...

Claro que para o ano podemos contar com uma animação mt melhor na festa da cereja. é que tem que fazer publicidade nova, veem ai as novas eleições e ja que se não tem feito nada a que gastar tudo na festa.

Anónimo disse...

As motivações são secundárias. Desde que daí advenham proveitos para Alcongosta, que no caso da Festa da Cereja significa também benefícios para o concelho...
A verdade é que os munícipes têm de ser lemmbrados durante toda a legislatura. Não estou a fazer considerações sobre a facção A ou B, no entanto tenho a ideia que poderia ser feito mais por Alcongosta.

Enviar um comentário