Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A escola primária de Alcongosta precisava urgentemente ser intervencionada. Finalmente isso aconteceu, no início de Setembro. Trata-se de um edifício com cerca de 50 anos que nunca sofreu nenhuma alteração de fundo. Por isso estávamos habituados ao seu aspecto típico. De resto, igual ao de todas as escolas do país construídas no mesmo período.

Agora resolveu-se modificar a fachada. Para além da pintura e de alguns arranjos, como foi o caso do telhado. E de imediato se ouviram vozes de estranheza e descontentamento pelo choque de ver um edifício com um aspecto bem diferente.

Como já foi possível perceber por comentários enviados para o Pedaços de Alcongosta, muita gente não gostou do resultado. Fala-se em descaracterização do imóvel. A verdade é que as novas janelas modificaram a imagem da escola. Para melhor? Para pior? Façam o favor de dar a vossa opinião. Ficam as imagens do antes e do depois. Acham que esta foi a melhor solução?

13 comentários:

Anónimo disse...

Ora boas!
Estas obras que deixam muito a desejar!

Pois vejam;
que tipo de cuidado se teve na escolha das janelas e portas, para não haver descaracterisação do edifício? Não houve nenhum. Uma falta de sabedoria e gosto dos responsáveis. aki é que se vê o tipo de acompanhamento que as obras municipais têm.

olhem para o telhado!?... nem se dignaram em colocar telha nos sitios onde faltavam ou estavam partidas, nomeadamente nos cumes, foi chapar cimento e tá feita a obra! será este tipo de trabalho que é correcto para o isolamento de humidades? qualquer dia tá a chover lá dentro. nem quis acreditar kd vi!...
isto é que é OBRA, daquelas "Continuar a OBRA"!... uma merda, desculpem a expressão, igual á cara de alguém!
será que pelo menos há garantia dos trabalhos?
ainda nem vi o interior mas tou com curiosidade, só espero que esteja melhor que o exterior.

...e que as crianças estejam mais confortáveis e não tenham que estar a apanhar com o sol na cara para poderem ver o quadro ou escrever devido há falta de luz artificial.

esperemos que realmente as obras tenham sido boas...

Å®t Øf £övë disse...

Parece-me que tudo que seja para melhor é sempre bom, mesmo que por vezes custe um pouco a habituação. As crianças merecem o maior conforto, e a maior comodidade possivel, porque não nos podemos esquecer que elas representam o futuro do nosso país.
Abraço.

David Caetano disse...

Perdeu-se a traça de um edifício histórico e ganhou-se um edifício eventualmente mais confortável e modernizado.

A questão é: seria assim tão difícil aliar as duas ideias? Um pouco mais caro, talvez, mas não me parece que fosse tão complicado assim.

Estes edifícios escolares, embora não sejam reconhecidos como tal, são construções emblemáticas de uma certa fase da História de Portugal e merecem ser preservados como testemunho de uma outra época em que o ensino era pensado de outra forma.

No entanto, em última análise, se a aldeia ganhou com as obras na escola, nem vale a pena estar a discutir o assunto.

Anónimo disse...

Sr. Crujeiro - Arquitecto???? Engenheiro??? - Decorador!!!!, defensor de alguma coisa em especial. Talvez ñ fosse mal a ideia de deixar possivel contacto, para numa próxima poder ser contactado e dar o seu avale, como pessoa de tão elevado nivel.----

Anónimo disse...

As janelas já n devem deixar passar o vento e em princípio já n deve lá chover mas as obras foram mto básicas, n sei até q ponto se poderá falar em conforto.
épa podiam ter feito melhor, akelas janelas n tem nada a ver c o edefícioq é

Anónimo disse...

Ora bem! tal como já foi dito anteriormente, o importante acima de tudo é que o bem estar das crianças seja acautelado!! E para tal acontecer as obras eram mais do que necessárias, imprescindíveis!
Com este ponto bem assente, faço apenas um pequeno reparo, já comentado anteriormente, que tb acho importantes e que ñ tinha de entrar em contradição com o ponto anterior!
A utilização de janelas lacadas brancas e que as alterações que estas produzem na fachada do edifício.
Ora eu compreendo que o custo de umas janelas com a estrutura das antigas fosse bastante mais cara, e até acredito que a iluminação natural que se cocegue com estas seja superior. Mas o que eu já ñ compreendo é o porquê do branco??
Ok, com certeza que é mais barato, mas s fossemos por aí, porque restaurar casas em pedra se é muito mais barato demoli-las e construir de raiz uma casa nova?
Temos de ter em conta que que a preservação da história do edifício é uma coisa importante. E eu posso estar enganado, pois ñ sou arquitecto ou sequer decorador, mas será que o problema ñ teria ficado resolvido, se tivessem optado por um lacado a imitar madeira, ou mesmo na cor antiga? Será que a diferença de custo dessa pequena alteração era assim tão significativa? será que se ponderou isso antes?
E pegando na deixa que o comentador anónimo deixou, será que esta alteração foi obra de algum arquitecto? ou de algum decorador? nem quero imaginar que tenha sido de um engenheiro, pq, esta ñ é certamente uma das suas competências, e pelo aspecto, um dos seus pontos fortes!
Será que foi "projectada" ou "idealizada" por esse comentador anónimo e este ñ gostou das criticas á sua "obra de arte"?
Não faço a mínima ideia da resposta para estas perguntas mas se alguém souber queira fazer o favor de partilhar!
Saudações!

Anónimo disse...

eu qdo vi as janelas achei uma porcaria até nem parecia a mesma escola porque alterou o aspecto, mas agora até já nem acho tão mau assim, devo estar-me a habituar

Anónimo disse...

Ola !

Nao sei por voces mas eu quando vejo este trabalho fico um pouco en admiraçao e pensativo ;
em primeiro nao deito culpas a ninguem mas ,pergunto sera ou nao que os miudos agora esterao melhor ou nao ?
sera que tem mais luz para escrever e ler ?
sera tambem que o dinheiro que tinham para esta obra era dinheiro que chegasse para poder escolher ou para fazer o maximo com um minimo de dinheiro ?
isto tudo nao sei, e gostava de saber !
mas no fundo o principal é que os garotos agora nao tenham frio no inverno nem calor no verao, e que nao caia la a chuva
Acho na minha opiniao que agora ficou assim ( nao muito lindo )
mas de hora em hora tudo melhora

Anónimo disse...

En não comcordo com as obras as janelas não têm segurança nenhuma e alias a cor delas diz tudo... mas enfim...
POR VEZES O Que SAI BARATO, SAI CARO...
E é o que ainda vai acontecer, arrancar este grande obra prima e por umas janelas em condições!

Anónimo disse...

ola, no meu ponto de vista, digo ja k nao gosto, mas ja k foi feito assim nao vamos andar a discutir eternamente o assunto.o mais importante agora é k os miudos tenham mais conforto, so espero k o chao dakela escola tb tenha sido arranjado, as casas de banho melhoradas, e k tenham colocado um mobiliario melhor.
uns aquecedores tb nao eram má ideia, talvez tenham aumentado o quadro electrico para poderem ter pelo menos 1 aquecedor jeitoso por sala.

Anónimo disse...

Exmo sr anonimo
não será preciso ser assim tão inteligente para ver que as obras não estão assim nada de regosijo!... mas nem o ponto de vista comum está ao alcanse de todos, temos pena!!!!
quanto ao contacto não será necessário... para a proxima contratem pessoas com capacidades para o fazerem, há muitas no desemprego! mas aconselho a abrir os olhos e ver as obras com olhos de ver! pode ser que encontre os defeitos já que parece que não os vê, e é claro as coisas boas tb.
obg pela observação;)

Anónimo disse...

DEVIAM TER FEITO UM REFERENDO.......
ANTES PORQUE AS JANELAS DEIXAVAM PASSAR FRIO, AGORA A QUESTÃO DA LUZ.....ENFIM...
O POVO MAIS DIFICIL DE ENTENDER.!!!!!!!!!!!
NUNCA ESTÃO CONTENTES COM NADA....
SE FOSSE POSSIVEL ATE MARQUISES FAZIAM PARA TAPAR AS CEREJEIRAS E AGORA A PREOCUPAREM SE COM UMA SIMPLES JANELAS....
COM QUESTÕES DE ESTETICA!!!ENFIM REPAREM NAS ABERRAÇÕES QUE SE FAZEM EM TODA A ALDEIA, QUANDO É UM PRIVADO JA NINGUÉM LIGA... ENFIM..
MAIS UMA VEZ!!!BLÁ!!!BLÁ!!!

Anónimo disse...

Senhor anónimo que todos fazemos ideia quem seja: acontece que o dinheiro de uma obra pública é de todos nós e para uso de todos nós. Tá a ver?

Enviar um comentário