Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Nem de propósito. O Óscar ainda esta semana manifestava esse desejo. A 15 de Agosto também aqui deixámos o lamento. Hoje, o Diário XXI noticia que a japonesa Epson vai promover uma campanha de reflorestação na Gardunha. As informações não são muitas. Não sabemos a escala. Se vai ser uma coisa significativa. Falta também saber o tipo de reflorestação, com que árvores, quais os prazos. Esperemos que seja um projecto sério e abrangente.

"Epson refloresta Gardunha
As primeiras árvores vão ser plantadas no dia 10 de Dezembro, altura em que serão revelados todos os detalhes do projecto.

A multi-nacional Epson escolheu a Serra da Gardunha, que viu grande parte da sua área florestal destruída por incêndios em 2003 e 2005, para acções de recuperação da biodiversidade. A campanha, designada, 'Epson Gardunha Biodiversity Initiative', vai ser apresentada publicamente no próximo dia 10 de Dezembro, no Fundão, anunciou a empresa.
A empresa adianta que 'irá trabalhar com as comunidades locais para restaurar a perda de florestas, fauna e cultura', Durante a cerimónia de apresentação da iniciatiava, que decorrerá na encosta da Serra da Gardunha, vão ser plantadas as primeiras árvores, em local ainda por apurar.
Para já, é dito que 'a iniciativa tem como objectivo a restauração da biodiversidade a 20 hectares da Serra da Gardunha anualmente', No entanto, denota a empresa, 'no seguimento de uma avaliação do nosso progresso, esperamos expandir o projecto',
Segundo a nota assinada por Pedro Pepino, director da Epson Portugal, para além do restauro da biodiversidade, a 'Epson Gardunha Biodiversity Initiative', vai 'proporcionar aos visitantes da serra uma zona para passeios na natureza com informação sobre a fauna e flora da mesma', sem avançar detalhes.
A mesma fonte lembra que a Serra da Gardunha, 'conhecida pela sua beleza natural e centenários soutos de castanheiros', tem sido gradualmente destruída pelos incêndios de Verão, com realce para os anos de 2003 e 2005. Entre 1990 e 2005, a área ardida ascende a mais de 11.000 hectares."

4 comentários:

Anónimo disse...

ora ai está uma exelente noticia, que com certesa nos irá agradar a todos ;)
vamos ver se tambem querem é plantar mimosas, como um antigo projecto de reflorestação que vi estava a contemplar...

Anónimo disse...

Se forem inteligentes vão preferir castanheiros, porque têm tudo a ver com o passado da Gardunha e como folhosas diminuem o risco de propagação de incêndio.

Anónimo disse...

até k enfim... vamos esperar p ver s é mmo p fazer ou s é só conversa!

Anónimo disse...

Ó macaco então e os carvalhos? e os freixos? entre outras...

bem não sei porque mas não acredito nesta noticia, porque será???

Enviar um comentário