Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Lembram-se da Liga dos Amigos de Alcongosta? Pois, há muito que deixou de existir. Ou pelo menos de ter actividade. Era dinamizada, entre outros, pelo Luís Motaco e pela filha, residentes em Lisboa, mas então com forte ligação à terra. Pelo menos no Natal costumavam fazer qualquer coisa e foi a LAA que ofereceu a primeira televisão a cores ao Clube Académico de Alcongosta, a anterior à que lá está agora.

As imagens, enviadas pela Ana Paula Rolão Motaco através da Carla Rolão, são do último aniversário que se comemorou, em meados dos anos 80. Os bombos, o rancho e o clube foram convidados para um convívio em Lisboa, com a Rádio-Táxis, onde o Motaco trabalhava.

Este dia ficou perpetuado no clube numa foto que se tirou à equipa que foi lá jogar. Esteve afixada no CAA até há pouco tempo. Não se sabe muito bem porquê, deixou de estar. O que é pena, porque o clube devia ser o repositório de todas essas memórias. E como tal todas as possíveis deviam estar à mostra. Porque estamos a falar de um clube, não de um qualquer café ou bar. Atenção, rapaziada. Vejam lá isso. Vejam lá se voltam a pôr à mostra os muitos quadros que foram retirados da parede. Se calhar até se podia utilizar uma parede só para isso.

Nas fotos, para além do Motaco, dá para ver o Paulo Cabeças, o Tarifa, o Luís Carteiro e o Zé João. Na de baixo adivinhem lá quem é o artista que está a segurar a bandeira.
Obrigado à Ana Paula Motaco por estar recordações. Se ela pudesse dar mais informações sobre o que se passou com a Liga, melhor.

"As fotos são da ultima vez que a Liga fez festa de aniversário,com a Radio Taxis de Lisboa, em que vieram a actuar os Bombos, o Rancho Foclórico de Alcongosta e inclusivamente veio tambem a Equipa de Futebol do Clube Académico de Alcongosta, que perdeu por muitos até lhe perdi a conta. isto já lá vão para ai uns 17 anos." Ana Paula Motaco

9 comentários:

Anónimo disse...

Ñ tou a ver kem é o puto na bandeira. É d Alkongosta?

Anónimo disse...

Então não és de Alcongosta!Isso é inconcebivel! :))

Anónimo disse...

se fossem ao clube mais vezes saberiam que existem quadros de momentos nas paredes do clube.

Anónimo disse...

Sim, mas tens de concordar que o numero de "quadros" nas paredes do clube é agora mais reduzido. Alguns sei que foram retirados por se apresentarem em mau estado de conserveção e porque, realmente, os caixilhos não eram propriamente bonitos, eram em aluminio, todos diferentes e tal. Lembro-me que, na altura a ideia era colocar caixilhos novos,todos iguais e mais adequados à "decoração" do CAA, contudo não bastou so a boa vontade, julgo que a falta de motivação dos elementos e de dinheiro contribuiu muito para que algumas dessas fotos nunca mais voltassem aquelas paredes!
Esperemos que os responsaveis pelo CAA voltem a pensar sobre o assunto de forma a colocarem la novamente as fotos. Quem sabe...

Anónimo disse...

Ah...o rapaz da bandeira dá pelo nome artistico de : Iur Snitram (Deve ter tido nos primordios da sua existência alguma ligação à Ucrania, lol!)

Anónimo disse...

SE o problema são os caixilhos vão ao de borla ou à fábio Luci que até lá há molduras p isso e não dvem ser mto caras! Tb concordo que devia haver mais mais coisas da história do CAA nas paredes. Viva o CAA!

Anónimo disse...

O da bandeira é de certeza o Rui Carrã.

Anónimo disse...

sera k alguem me pode dizer quem o rapaz da primeira foto que esta com a mao na boca? agradecia que me esclarecessem.......... obrigados

joao rolao disse...

boas
não afirmo, mas certamente serão familiares de alguem da radio taxis, pois não os consigo identificar como conterraneos.

Enviar um comentário