Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

09 novembro 2008

Memórias de Alcongosta XIX

Da Ana Paula Motaco chega outro contributo para as memórias de Alcongosta. A foto mostra três alcongostenses que partiram para Lisboa: João Martins Batista, Álvaro Martins Batista e Luís Motaco.

Muitos podem nem ter reparado nisso, mas o Largo da Praça há alguns anos que foi rebaptizado com o nome Álvaro Martins Batista. Felizmente que em Alcongosta, sensatamente, não há o hábito de andar a mudar o nome das ruas para lhes dar o nome de pessoas. Normalmente são pessoas que por este ou aquele motivo se destacaram. Ainda bem, quando é merecido, que sejam homenageados. Embora o ideal seja atribuir o seu nome a novas artérias.

A verdade é que acabamos por não saber quem são ou o que fizeram esses ilustres. O motivo da distinção. Era bom, através dessa explicação, ficarmos a conhecer um pouco melhor o nosso passado. Alguém tem conhecimento de informações relevantes sobre Álvaro Martins Batista ou sobre Albino Caldas? Outra figura que, no mesmo dia, deu nome a uma rua.

4 comentários:

Anónimo disse...

Após algumas conversas, tomei conhecimento que o Sr Alvaro Martins (o 1ºSr da foto, julgo) era vendedor do mercado abastecedor e foi um dos fundadores da Liga dos Amigos de Alcongosta, creio que fez alguns peditorios em prol da aldeia e na altura conseguiu trazer a Alcongosta Angelo Correia, um ministro de então, que trouxe 1500 contos para a construção do edifio da Junta de Freguesia. Parece que este Sr, utilizando os seus conhecimentos la por fora, arranjou emprego a muitos Alcongostenses.
O Sr Albino Caldas (cuja esposa era de familias muito abastadas)parece ter sido um "anjo da guarda" dos pobres da nossa terra. Em determinados dias, tais como no Natal, dava uma moeda a cada familia pobre, moedas essas que, diziam, juntava durante todo o ano. Sendo um homem com muitos terrenos, doou alguns para a construção de habitações particulares e pode-se destacar a doação do terreno onde foi construida a escola primaria.

Vamos la ver quantos mais serão os Alcongostenses a ser homenageados pela sua benevolencia!!

Anónimo disse...

Ora aqui estão o tipo de informações relevantes a que me referia. Alguém sabe mais alguma coisa?

Anónimo disse...

Era interessante saber-se mais acerca do assunto!Assim se pode fazer a nossa historia...
Nunca me tinha perguntado quem tinham sido estes Srs!

Anónimo disse...

Àcerca do Sr. Alvaro Martins não tenho conhecimento de nada de relevante, a não ser que deu nome ao LARGO DA PRAÇA, como na minha opinião, se deveria continuara a chamar,ou então Lg. da Praça ou Lg. Alvaro... à semelhança da rua do mourgado ou bica. Sem duvida que os moradores escolheriam o nome mais pratico.
Quanto ao Sr Albino José Forte Caldas, sei que foi um bem feitor de Alcongosta e das pessoas mais necessitadas, antes da construção da escola para a qual deu o terreno funcionou na casa dele a cantina das crianças da escola para a qual tambem dava ajuda. Era uma pessoa à qual velhos e novos deviam respeito, ao ponto de quando passava na Praça os homens tiravam o chapéu. Foi um dinamizador das novenas de Nossa Senhora da Anunciação juntamente com os dois filhos (João e Luis), que tocavam violino, segundo relatos de pessoas com alguma idade. Foi professor de ensino primário, salvo erro. Quanto a designação de Doutor, não sei se o foi ou se é mera designação de respeito pelo Sr. Era decendente de uma família abastada de Alcongosta "Os Caldas", a quem pertencia a zona onde está a casa na antiga rua da fonte assim como o quintal, e a casa que actualmente pertence à Igreja e alguas em redor assim como o quintal, e muitos terrenos que se espalhavam um pouco por toda a freguesia. Foi uma Familia que praticamente se deslocou para fora nomeadamente para Lisboa. Denota-se o grande poder econónico da Familia Forte Caldas, na magnifica casa que se destaca do casario em redor e do resto da aldeia, assim como a campa rasa no cemitério da freguesia, do inicio do século XX, onde jaz para além de mais familiares o Sr. Albino e o filho Luis.

Enviar um comentário