Os nossos conterrâneos não devem ter ganho para o susto. Foi há uns 60 anos que caiu uma avioneta junto à padaria. Uma rua tão estreita e foi logo acertar ali. Despenhou-se mesmo no meio da travessa ao lado da padaria, entre os dois edifícios.
Segundo consta, o piloto sobreviveu e o episódio foi motivo de romaria a Alcongosta, onde acorreram curiosos de aldeias vizinhas para ver o acidente. Mas parece que os destroços foram rapidamente removidos do local. Um desses visitantes foi o conhecido Rosel, que captou o momento para a posteridade. A imagem penso que foi retirada de um livro com fotos da sua autoria.
De quem era a avioneta? O que aconteceu ao piloto? Como reagiu a população? Isso não sei, mas se tiverem informações adicionais era interessante partilharem.
Segundo consta, o piloto sobreviveu e o episódio foi motivo de romaria a Alcongosta, onde acorreram curiosos de aldeias vizinhas para ver o acidente. Mas parece que os destroços foram rapidamente removidos do local. Um desses visitantes foi o conhecido Rosel, que captou o momento para a posteridade. A imagem penso que foi retirada de um livro com fotos da sua autoria.
De quem era a avioneta? O que aconteceu ao piloto? Como reagiu a população? Isso não sei, mas se tiverem informações adicionais era interessante partilharem.
5 comentários:
A avioneta pertencia a um primo dos Costas, (conhecidos donos da Quinta das Pedralvas)e penso que seria ele o respectivo piloto.
Quando andava na escol primária havia uma quadra conhecida sobre este assunto:
Alcongosta pequenina
pequenina não é não
até tem na travessa do forno
um campo de aviação!
Exmo. Sr
O avião em causa é um avião militar português de instrução denomidado De Havilland DH.82 Tiger Moth - Veja a bandeira portuguesa na cauda e o numero 102 ( identificativo do aparelho).
Entraram ao serviço em 1934, sendos utilizados pela Aeronáutica Militar, a Aviação Naval e mais tarde a Força Aérea, total de 141 aeronaves. Grande parte das unidades portuguesas foram construídas sob licença pelas OGMA. Foram abatidos ao serviço em 1955.
Foram utilizados para instrução elementar de pilotagem. Na Força Aérea Portuguesa os aviões foram colocados na Base Aérea de Sintra, na Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem , depois no Aerodromo Militar de Espinho e finalmente na Base Aérea de S. Jacinto - Aveiro.
Ñ me lembro como é, mas o ti zé da encarnação tb tem umas quadras sobre a queda da avioneta e como ele tem oitenta e tal anos deve-se lembrar disso
Exmo. Sr Anónimo nº 2
O número identificativo do aparelho parece muito um 108.
Efectivamente parece conhecer muito bem a Força Aérea Portuguesa, pelo que, o dito (primo dos costas) não seria certamente o dono da aeronave. Ainda assim penso existir uma ligação entre a pessoa e o aparelho, seria ele o piloto?
O que andaria um avião utilizado para instrução elementar de pilotagem a fazer por aqui?
E já agora, sou uma senhora ...
Beijocas da Maria João
(Anónimo nº1)
Não pertencia nada aos Costas, era irmão de um professor que estava a dar aulas em Alcongosta.
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