Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A Festa da Cereja 2009, em Alcongosta, realiza-se entre 12 e 14 de Junho. Afinal, ao contrário do que se pensava, os dois feriados que antecedem esses dias, 10 e 111 de Junho, não vão ser aproveitados. Isto atendendo ao que noticia a imprensa hoje.

Bem, a 2 meses da Festa da Cereja, podia ser pior. Pelo menos já há data. Infelizmente, nada mais. Quem faz a festa acontecer ainda não foi informado absolutamente de nada, não houve ainda qualquer reunião preparatória, tal como não houve um encontro, no ano passado, para fazer o balanço e ver os aspectos a melhorar. A Fundão Turismo não teve a iniciativa e a Junta de Freguesia também deve ter achado que não era necessário...

A dois meses já os cartazes deviam estar afixados por aí, já a promoção devia estar a ser feita, já a programação devia ser conhecida. Sensatamente, já devia ter sido ouvida a opinião das tascas. Podiam pelo menos ter retirado alguma lição do ano passado, em que o mau planeamento acabou por ter reflexos na adesão.

Não se trata de uma crítica só porque sim. É uma humilde chamada de atenção a quem tem responsabilidades e um alerta à junta de freguesia para fazer ouvir a sua voz nestas matérias. Se é que o assunto tem para os nossos representantes a mesma importância que parece que os alcongostenses lhe atribuem. Nem sempre é possível evitar os erros. Agora, não aprender com eles, não se compreende.

Já agora, já que ainda nada é conhecido com a antecedência que seria recomendável, se calhar não seria má ideia conversar com os técnicos, com os agricultores, e saber como está a produção de cerejas nessa altura. Como já devem ter reparado, a floração chegou mais cedo e a campanha da colha é capaz de ser antecipada.

9 comentários:

Pé Curto disse...

Vira o disco e toca o mesmo...

Alcongosta ja devia estar habituada a estes desleixos, até porque como é referido, esta situação não é nova por estas bandas. Infelizmente é o k se tem verificado em anos anteriores e a repetição...essa, acontece.
A Festa da Cereja ´não tem vindo a ser publicitada, mas o mais grave é a falta de organização, quando falo em organização refiro-me ao facto de não haver uma unica reunião agendada até hoje.

Possivelmente tambem isto terá algo a ver com a politica, a organização e divulgação atempada do evento poderia ser motivo de angariação de votos...sei lá! Ha cada uma!!!

Neste momento ainda nenhum dos que fazem a festa, os protagonistas, os tasqueiros e artesãos sabem algo acerca da mesma. Como pode haver pretensão do evento crescer e se tornar uma referencia da região? Se é que a alguma vez essa foi a ideia!
Nada de nada sobre a festa, nada de nada!Nunca foi sequer posta em causa a organização do ano anterior numa reunião para o efeito, pois ela nunca aconteceu. A melhor forma para não ouvir criticas é ignorar a necessidade dessa mesma reunião...quem não deve, não teme...
Esperemos até a festa estar de pé com a boa vontade e esforço dos tasqueiros, para ver os senhores, supostos organizadores, a pavonearem-se acompanhados de mais uns quantos iguais a eles pelas ruas da festa a gabarem-se do que não fizeram!

Ja era tempo de fazerem alguma coisa, não acham?

Anónimo disse...

o camarada tem cuidado que não me parece q esses q tu dizes q não sabem o q estão a fazer,esses é q a levaram pra tua terra.Já uma vez aqui escrevi e volto a dizer o mesmo manda-me esses gajos q v la tendes pra minha terra...não destruas o q aí tens. preserva o q tendes. è muito bom e erros q não os comete. ajuda e colabora.
P:V:

Anónimo disse...

ora diga-me lá o sr quem trouxe a festa cá para cima?
até parece impossível mas já ouvi essa expressão da boca de alguém, e não será tanto mandem-me esses gajos para a minha terra, mas não nos critiquem, identifique-se e todos ficarão a saber que o sr é de cá.destruir?! nada disso, nao me parece. colaborar, como?! se os incompetentes nem uma simples reunião fazem!? para os interessados poderem opinar. trate-se!

Bicho da Cereja disse...

é pá à coisas que eu ñ compreendo!

Se não fosse a boa vontade do pessoal de Alcongosta em preparar tudo de forma a que as pessoas que venham à festa da cereja e entrem nas suas tascas fiquem satisfeitas de que é que servia alguém ter trazido a festa da cereja para Alcongosta??

Será que esses "...q a levaram pra tua terra" é que a fariam sozinhos??
Será que a festa teria durado mais do que o primeiro ano se as pessoas ñ usassem os seus tempos livres para preparar tudo para o ano seguinte??

Meus amigos deixem-se de politiquisses, e do jogo do empurra, e olhem para os interesses da nossa Terra.

Temos tudo para fazer com que a Festa da Cereja de Alcongosta seja uma das festas de referencia na região e no país.

Por que é que a Junta de Freguesia de Alcongosta ñ procura marcar uma reunião com os intervenientes na festa, organização e "tasqueiros", em conjunto discutem os pontos positivos e os negativos dos outros anos, para elevar esta festa ao estatuto que ela merece!!!

Ps.: eu sei que me alonguei neste post mas ñ queria deixar de dar os Parabéns a este Blogue e aos respectivos "Blogueiros"!! continuem a dar noticias da nossa terra por muitos e longos anos!!

morena da loba disse...

sou uma fa de cerejas ,so fui uma vez a festa da cereja e gostei mt,agora se nao se organizam isso ja nao sei,o k vi gostei e espero la voltar este ano.bem ajam produtores!

Anónimo disse...

Pode não existir muita organização, mas continuo a afirmar que é uma festa espectacular e espero continuar a visitar Alcongosta na altura da festa das cerejas por muitos mais anos.

Força nisso Pessoal, viva as cerejas e viva Alcongosta e as suas gentes!!!!

Anónimo disse...

A FESTA FOI UM SUCESSO...

AS POUCAS ANIMAÇOES DE RUA QUE TEVE FORAM ÓPTIMAS, MAS DEVERIAM SER MAIS ORGANIZADAS....POIS MUITAS PESSOAS QUESTIONAM PORQUE QUE OS CONCERTOS SÃO SEMPRE NO MESMO SITIO? SERÁ QUE EXISTE ALGUM INTERESSE PELA CONCENTRAÇAO DAS PESSOAS ALI AO "PÉ DA IGREJA" EXISTE OUTROS LARGOS MAIS PRA CIMA, COMO PROPRIAMENTE A FONTE COM 2 BICAS.... MAS OS ANOS PASSAM E CONTINUA SEMPRE A MESMA COISA....

UM RECADINHO PARA A ORGANIZAÇAO DA FESTA, ACHO QUE TA NA HORA DE FAZERMOS UMA REUNIAO,APÓS A MESMA PARA BALANÇO GERAL, PARA SEREM DEBATIDOS AS FALHAS QUE HOUVERAM, PARA QUE O PROXIMO ANO NAO VOLTE A SE REPETIR.....

E PARA O ANO ESPERA-SE MAIS ANIMAÇOES DE RUAS, ESSE ANO NAO TAVA MAL, MAS PODERIA TER SIDO MELHOR...

Anónimo disse...

Eu achei a festa um sucesso por isso agradeçam ao senhor Luís que teve está brilhante ideia,antes ninguem conhecia Alcongosta com esta dinámica.insónia

Anónimo disse...

AO CANDIDATO K SE ELEGER, ESPERA SE K FAÇA UMA BOA FESTA P ANO K VEM, PODEM TIRAR O EXEMPLO DA FESTA DE ALPEDRINHA, MUITA ANIMAÇAO DE RUA, É ISTO K O POVO QUER, HAJA ANIMAÇAO...CONTRATAM MAIS ANIMADORES, FAÇO A FESTA SER MAIS VIVA..

Enviar um comentário