Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

03 setembro 2009

Fantasma de carne e osso

O Jornal do Fundão desta semana traz uma notícia intitulada "Homem vivia no meio do lixo" e conta a história de um idoso, francês, que enviuvou e vive em Monte Leal numa casa atulhada de lixo. Esta semana foi retirado da casa, de onde funcionários da câmara retiraram o entulho, e foi provisoriamente alojado no Lar de Alpedrinha. A Segurança Social diz que “o idoso é autónomo nas decisões que lhe dizem respeito, não necessitando da intervenção” deste serviço.

Se a história surpreende, a nós, em Alcongosta, se calhar não tanto. Já vimos este filme antes. Há décadas que convivemos com uma história que parece tirada a papel químico.

Também nós conhecemos uma espécie de fantasma que deambula por Alcongosta, sobretudo de noite, quando a probabilidade de encontrar gente na rua é menor. É igualmente visita frequente do Fundão, para onde vai quando a noite cai, com a motoreta sem motor, recolher o lixo que apanha e traze-lo ao empurrão Alcongosta acima, para o armazenar em casa. Faz isto há anos. É daqueles casos difíceis de entender, por não conseguirmos prescrutar o que lhe vai na mente.

Não fala com ninguém, não socializa, não aceita ajuda, evita o contacto dos outros. Verdade seja dita, não se mete com ninguém, não perturba, não arma desacatos. É apenas uma espécie de fantasma, vestido com trapos, por opção.

Não se pode acusar quem de direito de nada fazer, porque já se interveio. O internamento durou apenas dias. A verdade é que também nos podemos questionar se, caso se tenha avaliado a sua capacidade de discernimento, se será legítimo impedi-lo de viver desse modo a sua vida.

11 comentários:

Anónimo disse...

estes casos deviam esclusivamente ser da responsabelidade da segurança social,por isso os nossos imposto em pricnipio para que servem?.
Aonde andam os responsáveis da segurança social?
Será que continua toda a gente de Férias?
Ang.

Anónimo disse...

Histórias de comunas e frustrados que andam sempre à procura de factos políticos para atacarem o Dr. Manuel Frexes, o grande herói do Fundão seculo 21

Anónimo disse...

Os séculos sao escritos com letra romana senhor defensor do PSD! nem no vosso partido vos ensinam coisas...

Picachu disse...

há anormais que conseguem ver política em tudo

o zézé roto e o estefano já são imagens de marca :)

Anónimo disse...

Estes senhores difensores do PSD é pena nao dormirem com a bandeira do partido a cabeceira da cama ou então embrulhados nela como lençol,porque são pessoas de memória curta ,mas uma coisa é certa,se a DRA Ferreira leite ganhar as eleiçoes este Pais vai ser um mar de rosas.
Será que esta senhora não têm responsabilidades pela situaçao do Pais?Dá impressão que ela nao foi mimistra da finanças de Cavaco Silva...
Que fique ciente que o meu partido era ver um Pais mais solidario para todos e mais justiça.
Criam postos de trabalho par os milhares de jovems liceciados dedsempregados.Ang.

Anónimo disse...

Meu caro PSD.eu sou um jovem com uma idade avançada e no verão de 1975 ainda andarias nas fraldas da serra da gardunha já eu lutava contra a ditadura comunista coisa que nem todos tinham coragem para o fazer, porqwue infelismente alimentei uma guerra colónial,por isso sei aquilo que custou a liberdade para me poder pronunciar neste blog,por isso digo lidei com pessoas de todos os quadtantes politicos desde a estrema esquerda até a direita do CDS,com todos tive um bom relacionamento mas que te fique bem ciente que o meu partido é a liberdade democratica e respeitadora.ANG.

Pedro Fiuza disse...

o estefano é o maior. por favor... não acabem com as imagens da infância. o gajo que corria atrás dos putos...

David Caetano disse...

Porque é que tenho a sensação que se o Pedaços de Alcongosta publicar um artigo sobre o formato das pedras da calçada, alguém irá inevitavelmente levar a discussão para a política e dizer que os paralelipípedos são paralelipipédicos por causa do PSD ou do PS e que isto é uma vergonha que se arrasta há anos e que os calceteiros andam ao tacho? LOL

Pé Curto disse...

LOL...
Este comentario insere-se no rol dos mais acertados, se não for mesmo o mais acertado que por aqui se tem feito!!
Politica, politica, politica... reparem bem e concluem que os posts que nada tÊm a ver com politica não despertam a atenção dos visitantes.

Partido do Zézé disse...

zézé roto a presidente de junta já!

Anónimo disse...

Ontem vi-o dentro do caixote do lixo ao cimo da rua nova

Enviar um comentário