Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

"Elaborar um Plano de Aldeia de Alcongosta (requalificações urbanísticas e recuperação de coberturas e fachadas, à semelhança do que foi feito nas Aldeias do Xisto e Aldeia Histórica, para captar apoios no próximo Quadro Comunitário de Apoio)".

Outra das promessas de quem venceu as últimas eleições. Passados quatro anos, ainda está por concretizar. Esperemos que não tenha caído no esquecimento.

Se passarmos por Janeiro de Cima é fácil ver obra feita. São muitas as casas recuperadas, com apoios comunitários na ordem dos 75 % do investimento total. Uma excelente ajuda e um extraordinário incentivo à requalificação urbana, portanto.

Seria um benefício significativo Alcongosta ter uma janela de oportunidade destas. Infelizmente, ainda não aconteceu, ao contrário do que estava previsto. Parte-se do princípio que a junta, só por si, teria dificuldade em organizar uma candidatura desta natureza. Será por certo tarefa da câmara, e dos gabinetes vocacionados para o efeito. Como considero que os nossos eleitos devem prestar contas, deixo as minhas dúvidas:

A candidatura foi entregue? Já há resposta?
Se não foi entregue ou foi chumbada, porquê?
O último quadro comunitário de apoio (2007-2013) já está em execução. Será que há no QREN forma de enquadrar o Plano de Aldeia de Alcongosta? Isso vai ser feito? Quando?
O que contempla exactamente o Plano?

Vamos aguardar pelos programas eleitorais e ver o que os candidatos têm para nos dizer, para sustentarmos o nosso sentido de voto. Isto, claro, no caso dos que não votam cegamente em cores, mas nos projectos das pessoas que se propõem representar-nos.


0 comentários:

Enviar um comentário