Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

No blogue Paraquedista é contada uma visita durante a última campanha das cerejas a Alcongosta.
Fomos ver as cerejas, a um sitio de nome Alcongosta, ali mesmo no sopé da serra da Gardunha e ainda com o pico da serra da Estrela mais ao lado, mas muito bem visivel.

Fazia um calor do caraças, mas como a ideia foi mesmo ir "in locco", ver como é, porque andamos lá dentro, debaixo das árvores, (chamado pelos residentes, "o chão das cerejeiras") , não tinha visto cerejeiras tão frondosas e debaixo delas mal se via o sol, tal como felizmente consegui registar e na imagem acima, o sol ao entrar naquele espaço densamente protegido pela rama extensa das cerejeiras, mostra um fenómeno espectacular; eu já fiz milhares de bonecos com sol pela frente ou quáse, mas nunca tinha visto a não ser os seus raios amarelos, brancos ou coisa do género.

Ao atravessar a folhagem, os seus raios filtram e apresentam-nos as cores entre o verde das folhas e o vermelho das cerejas. Devem gostar de ver e um dia façam o mesmo, lá no sitio é mesmo bonito e aquele ar puro, deixa a máquina oleada para mais uns dias a quem está próximo de poluições. "Cést la vie", como dizia o outro...Pena foi que, e esta imagem não sugerirá isso mesmo mas, este ano na Alcongosta, a chuva destruiu a maior parte da produção de cereja, fica mais a beleza da paisagem e para o ano talvez o São Pedro seja mais generoso e manda a chuva com menos efeitos colaterais, que é como quem diz, permita que a produçao ajude os Alcongostenses (?) a obter um melhor resultado na sua colheita, trabalhar só para aquecer é mesmo dificil e desanimador, mas aquela gente boa pelo que vi, não se deixa cair em desânimo assim tão fàcilmente.

E eu espero mesmo que para o ano sejam recompensados.
Se não fosse tão longe, lugares assim, poderiam ser visitados com mais frequência, o que seria bom para todos, os visitantes e os visitados.

Ah, e ainda temos contra, a malfadada da crise que nós não convidamos, mas os inteligentes que nos (des) governam teimam em manter e tentam aumentar.

Será preciso só um milagre?
E por entre aquelas ruelas estreitas, as estradinhas com grande desnivel, o verde quase escura da natureza, esperam por todos que queiram passam uns bos momentos.

Façam-se á estrada.

PS:-Ao Zé Roxo e familia, que foram uns excelentes cicerones durante a nossa visita, obrigado e uma óptima saúde para todos. E que no próximo ano, o S. Pedro seja mais amigo com a chuva que estragou as vossas colheitas...


3 comentários:

Anónimo disse...

ora ai está!!!

Temos todos de ser bons "cicerones", para o qual penso que não será preciso tirar nenhum curso.
Mas que é preciso ainda evoluir um pouco em alguns produtores, lá isso é com certesa!

Anónimo disse...

Quem vai à festa da cereja a Alcongosta dificilmente deicha de lá voltar, porque cerejas como aquelas outras não há.

Anónimo disse...

ouvi algures que tinham ido alguns produtores da região á América do sul, talvêz Chile ??? alguem sabe de mais alguma coisa???

já que os Chilenos conseguem introduzir no nosso mercado quando aqui não há cereja a preços exorbitantes, se será para possiveis exportações para lá quando lá não há??

Enviar um comentário