Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

O Ti Zé da Encarnação na sua oficina, no Casal da Ribeira.

À saída do Salão Nobre, com a medalha na lapela, aqui ao lado do professor Chambel.

José Martins Mendes, conhecido como Zé da Encarnação, único esparteiro em actividade, das dezenas, ou mesmo centenas, que existiram em Alcongosta, recebeu no dia do concelho do Fundão, a 9 de Junho, a medalha de prata de mérito municipal.

Uma distinção que reconhece e homenageia esta figura, a sua dedicação à arte de trabalhar o esparto e a divulgação não apenas de Alcongosta como também do concelho do Fundão.

"José da Encarnação agradece a todos os que contribuíram para este justo reconhecimento, actual e anterior vereação. Sente-se honrado, algo emocionado e sem falsa modéstia, considera merecido “este prémio”, sobretudo, pela homenagem ao artesão, a todos os artesãos, ao labor, à luta pela vida, pela persistência, abnegação e pela História, pela memória de todos os esparteiros que o antecederam. Agradece a todos os alcongostenses ( esta medalha também é deles ),fundanenses e todas as pessoas anónimas que por esse país fora o têm acarinhado e incentivado. Bem-haja! Como diz, frequentemente: “ Muitas vezes, se vier aí um doutor de fato e pasta, toda a gente lhe liga, mas a um homem que trabalha que se esforça pela sua arte ninguém liga.” Desta vez, felizmente, isso não aconteceu, no “salão de festas” esteve trabalho e história de vida."

Para mais informações, ver o blog do esparteiro, CEIRA.


0 comentários:

Enviar um comentário