Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Cova da Beira: Chuva tardia estragou muitos frutos

Cereja tem uma quebra de 40 %

A campanha da colheita da cereja na Cova da Beira começou este ano com algumas semanas de atraso e, por isso, há menos quantidade, mas melhor qualidade, com frutos maiores e mais apelativos.


"O clima voltou a afectar a produção e levou a que a maturação do fruto fosse mais tardia e que a campanha começasse mais tarde", explica ao Correio da Manhã Filipe Costa, administrador da Cerfundão, que recebe cereja de 300 associados da região da Cova da Beira. 

Regista-se uma quebra de produção na ordem dos 40 por cento, já que o total não deverá ir além das 4500 toneladas, quando no ano passado atingiu as 7500 toneladas. 

As geadas fortes e a chuva tardia estragaram muita cereja, mas a que vingou é maior e com um "aspecto mais apelativo" para o consumidor, garantem os produtores. 

Os vários pomares de João Mendes, de 30 anos, com uma área de 40 hectares, deverão produzir, até final da campanha, 50 toneladas de cereja. Este valor representa uma redução de mais de 40 por cento em relação ao ano passado. Nos três meses de campanha, o jovem agricultor dá emprego a 30 trabalhadores, lamentando que este ano os lucros sejam irrisórios, "pois as receitas das vendas vão dar para cobrir as despesas e pouco mais". 

PASTEL DE CEREJA NASCE NO FUNDÃO
Criado pelos chefs Pedro Rito e João Paulo Carvalho, da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, o pastel de nata de cereja surgiu no ano passado na Festa da Cereja de Alcongosta, Fundão, e tornou-se um sucesso. Na altura, foram vendidos mais de três mil pastéis e, desde então, o doce está disponível em quase todas as pastelarias e cafés da região da Cova da Beira.

3 comentários:

Anónimo disse...

tenham moderação nas palavras, 1 tonelada tem 1000KG, onde estao 4500toneladas?? ou 7500? e ja agora fica o desafio para as restantes medidas, hectares etc...

Anónimo disse...

e ao final so se ouvem chorar
este ano nao se ganhou nada
mais valia terem caido nem deu para pagar ao pessoal pobre pessoal esse e que nao ganhou para comer a vontade e teve o trabalho todo
assim esta Portugal que triteza

Anónimo disse...

existe por aì muito terreno ao abandono e por cultivar, tenha coragem e plante e trabalhe para isso assim pode inverter o discurso ou partilhar do mesmo.
muita gente tem este discurso outros que pena nem capacidade tem para isso, sempre foi e será melhor criticar..

Enviar um comentário