Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Segundo a RCB, que não explica por decisão de quem, a Escola Primária de Alcongosta vai fechar, devido ao reduzido número de alunos. No próximo ano lectivo, o estabelecimento de ensino da nossa terra não estará em funcionamento. O jardim-de-infância continua aberto mais um ano, mas sem prolongamento de horário, por a Junta de Freguesia dizer que não tem dinheiro para assegurar o serviço. Pelo que é possível entender, a Ocupação de Tempos Livres, a funcionar no edifício da cantina, deixa também de estar ao serviço da população.





ESCOLA DE ALCONGOSTA ENCERRA
Com apenas 5 crianças, a escola do primeiro ciclo de Alcongosta (Fundão) encerra no próximo ano lectivo. "É uma grande machadada para a aldeia", refere à RCB o presidente da junta.
O presidente da junta lamenta a decisão de encerrar a escola onde foi feito um investimento que a colocou no patamar das melhores escolas do concelho “lamento e não compreendo como é que se faz um investimento como se fez em Alcongosta, sendo uma das escolas melhor apetrechadas do concelho, para agora se fechar”.
Luís Martins ainda propôs que a escola de Alcongosta fosse uma escola de acolhimento, mas nunca obteve resposta.
Perante o encerramento eminente o autarca espera que o edifício possa ser aproveitado por exemplo, como polo dinamizador da cereja “temos muitas instituições sabedoras da cereja e da fruticultura que podiam dinamizar o espaço, nós estamos disponíveis porque acho que era fundamental para Alcongosta agarrar de vez no motivo da cereja”.
Quanto ao jardim de infância, actualmente com 5 crianças ainda vai funcionar no próximo ano lectivo mas sem prolongamento de horário “não temos capacidade económica, o jardim de infância vai funcionar mas no horário lectivo”.
Com o encerramento da escola de primeiro ciclo de Alcongosta, a aldeia, diz o presidente da junta, vai ficar de luto. 

5 comentários:

Anónimo disse...

é engraçado ver a junta a dizer que Alcongosta vai ficar de luto quando os da junta diziam para quem queria ouvir que por eles a escola já tinha fechado à muito tempo que só dá despesa

Anónimo disse...

este tipo de comentarios tem uma certa piada, pois fla-se muito e sabe-se muito pouco, o normal destas pessoas.
é de reter a informção que as crianças são uma preocupação tranversal a todos nós, entidades, organismos públicos e logicamente familiares e sempre o executivo desta junta de freguesia trabalhou em prol do desenvolvimento e bem estar da popu~lação uma vez que sempre se encontrou ao dispor de todos os habitantes da freguesia.
tal comentario só revela falta de conhecimento e ate quem sabe ingratidão por parte do autor.

Anónimo disse...

mas não desmentem...porque não podem...não conseguem é negar sem crescer o nariz que disseram a boca cheia que preferiam que a escola fechasse...

Anónimo disse...

e triste para ALCONGOSTA e todos nos chegar ao ponto de ter mesmo de fechar a nossa escola.
Que saudades tenho ja la vao anos
Como tantas outras coisas tudo acaba por morrer na terra cereja o pior e para os miudos e os pais tambem mas entao paciencia
e saudades para todos

Anónimo disse...

que pena...
:(

Enviar um comentário