Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A crise, definitivamente, não é para todos. Nem a austeridade. Não é que isso seja novidade, até porque temos exemplos diários que nos lembram isso mesmo. Enquanto o Governo pede sacrifícios ao Zé Povinho e corta até nos serviços essenciais, há funções que, mercê das extraordinárias competências requeridas e reconhecido mérito de quem as desempenha, justificam vencimentos obscenamente elevados.

A crer numa lista a circular pelo ciberespaço, aqui retirada do blog Lusofolia, parece ser esse o caso de Jorge Garcez, jovem vereador sem pelouros na Câmara do Fundão, desde a chegada ao governo de Passos Coelho também assessor no Ministério da Administração Interna. Segundo a "Lista dos Tachos", faz parte de um grupo de 29 assessores / adjuntos de ministérios, todos de idade inferior a 30 anos, havendo 14 "especialistas" com idades entre os 24 e os 25 anos a auferir ordenados principescos. Certamente que isso nada terá que ver com ligações às jotas nem com jobs for the boys.

Alegadamente, o jovem autarca fundanense recebe mensalmente mais de 5 mil euros. Numa altura em que o desemprego continua a disparar para valores inéditos, se prevê que a taxa de pessoas sem trabalho atinja os 16% no próximo ano a a troika recomenda uma redução salarial num país em que mais de meio milhão de trabalhadores (605 mil) ganham o salário mínimo, congratulemo-nos por haver quem tenha a oportunidade de ter um salário tão generoso.


MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA (2)
Cargo: Assessor
Nome: Jorge Afonso Moutinho Garcez Nogueira
Idade: 29 anos
Vencimento Mensal Bruto: 5.069,33 ?





19 comentários:

Anónimo disse...

WTF... Só eu é que não arranjo um "tacho" destes. Será que na feira do Fundão haverá algum à venda???

Anónimo disse...

Olha o comentador dos blogs alheios arrecada isto? Um escândalo.

Anónimo disse...

Afinal o que faz o rapaz?

Anónimo disse...

http://www.portugal.gov.pt/en/the-government/nomeacoes/ministerio-da-administracao-interna.aspx

Afinal o rapaz é bom demais e já levou aumento, grande latoeiro

Anónimo disse...

Sou fundanense. Fui colega dele, em Lisboa, no estágio da ordem dos advogados, sendo que na primeira fase chumbou. Após segunda tentativa lá passou à segunda fase mas penso que à data ainda não concluiu o estágio de acesso à ordem dos advogados. Que se saiba a única actividade profissional foi mesmo o estágio... o que não me parece que tenha sido suficiente para adquirir as competências e qualificações para exercer tão alto cargo... e com tão elevada remuneração. mas lá está isto de ser "jota" dá frutos e mais uma vez a classe política em vez de servir está a servir-se do país. Se tenho inveja, claro que sim tal como os restantes comentadores deste site, e quem se fica a rir é o ilustre Jorge Garcez que, independentemente das críticas, a cada 30 dias fica €5000 mais rico. Mas realmente não faço ideia o que é que alguém sem experiência profissional faz no MAI.

Anónimo disse...

tá a trabalhar para o curriculo!
Vai ter equivalência para os Chumbos na Entrada da O.A.

Crítico

Indignado disse...

Deve fazer o que já cá fazia antes:NADA! Como é que estes gajos do governo podem andar a pedir às pessoas que compreendam os roubos que lhes fazem quando vivem neste regabofe?
É o chamado faz o que eu digo, não o que eu faço. Tenham vergonha na cara!

Eduardo Saraiva disse...

Meu caro.
O vosso post aguçou-me o apetite pela informação correcta pois, daquilo que conheço da administração central, o valor referido é muito alto para o que está estabelecido.
Consultei a página do governo/nomeações
http://www.portugal.gov.pt/pt/o-governo/nomeacoes/ministerio-da-administracao-interna.aspx
e pelo que verifiquei, o valor do ordenado indicado está "inflacionado" em mais 2.000 euros.
Certamente, o valor indicado foi um lapso ao digitalizar o número correcto.
Porque acompanho o v/blog, considero oportuno fazer esta correcção, com o valor certo.

REVOLTADO disse...

Há gajos que ganham bué, há outros que ganham uma ponta d'uma picha.
Isto é bué injusto... É triste...
De 485 a 6.069 mil euros.
Depois dizem que estamos em crise. Se isto continua assim nem daqui a 100 anos, já há 50 que morremos todos á fome...

REVOLTADO disse...

Isto não pode continuar assim..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Anónimo disse...

E impressionante, este senhor nunca fez nada na vida, não tem experiencia em nada a nivel prático nem teorico, e vai exercer um cargo desta importancia. Se lhe perguntarem qual a sua função ou a designação MAI ele sabera responder.
Sera que temos todos de ser filhos de pais ricos e com cunhas para ter estas ofertas de emprego maravilhosas. E obvio que quem exerce estes cargos raramente recebe so o que esta estipulado por lei, pois existem sempre varias ajudas de custo para tudo.

Também nunca fiz nada na vida e quero um tacho disse...

Se o Eduardo está tão informado também devia saber que em todos estes cargos, tal como os chupistas da assembleia da república e outros, parte importante dos vencimentos vêm de ajudas de custo, de subsídios de alojamento, disto e daquilo, fazendo com que os salários já milionários disparem para valores de gozar ainda mais com o zé povinho.

Unknown disse...

È O QUE TEMOS!!!!!!!
O POVINHO QUE PAGUE, PORQUE ELE ATÉ NEM BUFA MUITO, POR ISSO HÁ QUE CONTINUAR A CHUPAR O QUE SE PODE ATÉ AO TUTANO, POIS QUANDO SE ACABAR O TUTANO NÃO SEI SE QUEREM CHUPAR EM MAIS ALGUM LADO.
ABRAÇO

EU MESMO

Anónimo disse...

que inveja...
também queria um salario assim... mai bom...

Anónimo disse...

No tempo do Zé Sócrates na verdade os assessores eram todos da oposição, e nenhum teve passado na JS,
e na verdade todos com um passado académico brilhante ...... a começar pelo Patrão que em relação a construção civil era uma verdadeira barra!!!
É só verem os projectos que ele assinou a troco de padre nossos.Vocês "teindes" é dor de corno

Anónimo disse...

A inveja é uma coisa muito feia. Se as pessoas tivessem vida própria (o que deu para notar que não têm), não estariam a mandar "bitates" sobre a vida dos outros. E se o responsável deste blog tiver o mínimo de humildade e vergonha, irá desmentir aquilo que escreveu e admitir que nem os valores nem as acusações de "tachos" são verdadeiras. Se querem de facto escrever, aconselho vivamente a apurarem os factos antes de os publicarem. É por um "mau jornalismo" como o presente que o país também não anda para a frente. Criticar é fácil. Que tal apresentarem soluções? Pois, de facto isso já custa mais porque temos de fazer algo mais complexo do que inventar- PENSAR! Ganhem vergonha e em vez de viverem na ficção e lutarem contra alguém que tenta ajudar o país a avançar, vão fazer aquilo que vos faz falta: TRABALHAR!!!!

Anónimo disse...

o socrates está em paris a gastar tres vezes por mês o que esté ganha sem emprego boa ninguem fala

Anónimo disse...

É caso para transcrever o editorial do Fernando Paulouro no JF, a propósito:

"Ser ladrão de si mesmo

Uma alma caridosa, dessas que compulsam as pesadas páginas do “Diário da República” an dou lá a inventariar nomeações de assessores e o resultado final só pode ter uma legenda: escândalo. São dezenas de jovens, com menos de trinta anos, muitos sem outra experiência do que pertencerem ao domínio dos deuses da JSD, que enxameiam ministérios (até o das Finanças) e ganham, a maioria, mais de cinco mil euros/mês. Em tempo de austeridade, com Passos Coelho, a encher a boca de exemplaridade (e de austeridade!), com Cavaco a sorrir, e o povo a morrer de fome (bendita seja a Troika do nosso descontentamento), a choldra continua a reproduzir-se na lógica clientelar do favor e no triunfo da mediocridade. Mudam os governos, mas as coisas pioram. Diz o meu amigo, encolhendo os ombros:

– Quem não tem cartão do partido (ou da Jota) é ladrão de si mesmo."

Anónimo disse...

Gostava que me informassem da idade limite para pertencer a uma jota, a melhor forma de asegurar o futuro...
Visto que por enquanto estou empregado talves me inscreva na JS, seguindo a lógica do "jogo" será o PS a formar o proximo governo. Poderia optar pela JSD mas ja não devo ir a tempo de arranjar tacho.

Enviar um comentário