Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja




 A habitual festa de Alcongosta, realizada sempre no segundo fim-de-semana de Setembro, esta ano esteve em risco. Com a particularidade de ser feita pelos naturais de Alcongosta que completam 40 anos, é assim que tem sido há longas décadas. Com mais ou menos gente, o empenho e a vontade têm sempre permitido cumprir a tradição, como já aconteceu, com a ajuda de terceiros, quando havia apenas dois festeiros.

A tendência é, aliás, salvo alguns anos atípicos, em que nasceu muito mais gente que o habitual, para se repetirem anos problemáticos, com pouca gente. Mas nunca isso foi motivo para a festa não se fazer. Para este ano muitos festeiros foram chamados ao palco. Muitos no estrangeiro, outros actualmente sem ligação a Alcongosta, outros a quem se perdeu o rasto. Ainda assim, alguns receberam o testemunho, mas na hora de agir, ninguém teve dinamismo, ninguém teve a iniciativa de se organizar para desempenhar o papel que se esperava da malta de 1972.

É inédito. A realização da festa esteve em risco e quem acabou por assumir a organização foi o grupo de 1966, que já tinha cumprido essa obrigação há seis anos. Graças a essas pessoas, a normalidade está assegurada e o cartaz já é conhecido. Nele não constam os habituais nomes mais ou menos sonantes da cena pimba nacional, mas também não é isso que mobiliza as pessoas e o programa é mais que suficiente, dadas as circunstâncias.


GRANDES FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO 2012- Alcongosta

Sábado 8:
15:00H- Inicio das festas com aparelhagem Robalo
16:00H - Actuação dos Bombos deAlcongosta
Arrematação de ofertas no Largo da praça
20:30H - Novena, seguida da procissão, acompanhada pela banda união de Santa Cruz
22:00H - Actuação do grupo musical "Osíris"
3:00H - DJ LV

Domingo 9:

8:00H- Alvorada pela Banda União de Santa Cruz
16:00H - Missa solene em honra de Nª Srª da Anunciação,seguida pela procissão, acompanhada pela Banda União de Santa Cruz
18:30H - Continuação das festas com aparelhagem Robalo
22:00H - Bombos de Alcongosta
22:30H - Actuação do grupo musical "Português Suave"

Segunda 10:

16:00H -Continuação das festas com a aparelhagem Robalo
22:30H- Actuação do Homem da terra da cereja "Luís Gonçalves"
0:00H- Nomeação dos mordomos para o ano 2013

7 comentários:

Unknown disse...

temos apenas de dar os parabens a quem assumiu e decidiu trabalhar para que a Festa não acabe, pelo menos a parte civil, pois a parte religiosa ainda esta assegurada por enquanto, os meus parabens ao grupo de 66 que em pouquissimo tempo conseguiu organizar o evento. fica o apelo ao ano quie se avizinha, que penso que tambem será um ano dificil ao nivel de festeiros.
abraço
João Rolão

Anónimo disse...

tambem gostava de saber quem sao esses festeiros com tanta coragem

Anónimo disse...

Grande iniciativa, sim senhor... não era qualquer um que se chegava á frente.
Espero que corra tudo pelo melhor.

Anónimo disse...

os festerios com tanta coragem foram os do ano de 86 e tb de referir que em tão pouco tempo conseguimos organizar a festa dando um saldo positivo de 5,556€. fica aqui os parabens

Anónimo disse...

86 ñ 66

Anónimo disse...

Graças a esse pessoal a tradição cumpriu-se, parabéns. Sei quem são alguns será que alguém pode dizer pode nomear todos esses festeiros?

Admirado... disse...

Grande coragem para se proporem para fazerem a festa do proximo ano, visto que ao palco só subiu 1

Enviar um comentário