Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Lembram-se? Este era, até há pouco mais de uma década, o aspecto do antigo espaço do mercado semanal do fundão, onde algumas bancas estavam em permanência. Segunda-feira a zona, tal como as principais ruas do Fundão, ganhavam um movimento que não se via nos restantes dias, durante os quais a área do mercado podia ser utilizada para estacionar.

Dava jeito (e olha quão últil seria agora, em que cada metro quadrado está parqueado), mas era um espaço, amplo, numa zona nobre da cidade, desaproveitado. Entretanto foi construído o pavilhão multiusos no local, que mudou o seu rosto.

Com a concretização, ao lado, do chamado Centro Cívico, resultado do arranjo urbanístico da antiga FACIF, a  zona ficou irreconhecível. Durante alguns anos o mercado semanal passou a realizar-se na área de expansão da cidade, onde estão localizadas as piscinas cobertas. Há cerca de quatro anos regressou aos terrenos de onde tinha saído, embora sem o mesmo impacto económico junto dos feirantes e do comércio da cidade em geral.

0 comentários:

Enviar um comentário