Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

(Clicar na imagem para ampliar)

A foto já foi postada há dias, em Cortejo de Oferendas de Alcongosta para o Hospital do Fundão. Pelo interesse que lhe atribuo, volta a ser publicada, agora com a legenda do João Luís Fortunato, um dos jovens na imagem, que a partilhou desta forma com os restantes alcongostenses.

Este cortejo, na época foi notícia numa das mais lidas revistas da altura: “A Flama” e havia outras fotos.

O cinturão de caça, que era a minha oferta ao hospital, foi “arrematado” em leilão por uma quantia muito superior ao seu real valor, pelo Governador Civil de Castelo Branco, e era constituído na sua maior parte, por vários tordos que o meu saudoso pai, caçou na azenha do “Ginja”, e alguns pardais que por informação do meu parente Luis Rolão (O pai dele era primo direito da minha mãe), terão sido apanhados no telhado da Capela do Espírito Santo em Alcongosta.

Na imagem estão:
1 - Aninha de São João
2 - João Luís Fortunato
3 - Judite Fiúza
4 - Alice "Nhaco"
5 - Celeste ? (Filha do Casimiro Moreira)
6 - César "Rodas" (Filho do Luís Marques)
7 - Eugénia
8 - Mãe do Neca Félix
  
  

1 comentários:

Anónimo disse...

Na identificação que faço, apenas tenho dúvidas na Celeste, que tem á frente um miúdo que era meu vizinho no Fundão, mas que quis ir comigo no grupo de Alcongosta. Entre a Celeste? e a Judite, um pouco mais atrás e um pouco tapada, é sem dúvida a Alice. À direita e já depois da Eugénia, a senhora, com o lenço na cabeça não me lembro do nome, mas sei que e a mãe dos Félix(Neca) e sogra do meu parente João Luis e Filho do Ti Luciano.

Se não estou certo, agradeço correções e mais alguma possível identificação.

Os meus agradecimentos ao Gardunha e um abraço
para todos os Alcongostenses

João Luis Brito Fortunato

Enviar um comentário