Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A serra da Gardunha, "a melhor rampa do Mundo", vai receber 30 participantes no campeonato português de asa delta, até ao próximo sábado, depois de uma década de interregno. A competição teve início no dia 15 e a os voos prolongam-se durante a semana, junto à Torre de Vigia, com partida da renovada rampa que, Ricardo Marques, da organização, considerou "a melhor rampa do Mundo", em declarações à agência Lusa.
Segundo este responsável, que, com o apoio da Federação Portuguesa de Voo Livre e da Câmara Municipal do Fundão, organizou a prova, desde que a Serra da Gardunha deixou de acolher este tipo de competição, a antiga rampa de madeira foi-se degradando. "Esta é de rede, permeável ao vento, não causa remoinhos. É como se descolássemos logo do ar", elogia Ricardo Marques, voador há mais de 30 anos. A nova plataforma tem ainda uma boa altitude e essas características, aliadas às "condições ótimas" do local para a prática da modalidade, levam a organização a acreditar que, "com alguma facilidade", os recordes nacionais, entre os 250 e os 270 quilómetros de distância, possam ser batidos. Ricardo Marques explica que a zona de descolagem, a que se acede por Alcongosta, no Fundão, "está orientada ao vento dominante, de noroeste".
Durante os últimos anos a modalidade perdeu praticantes e o objetivo é dar-lhe um novo impulso. No primeiro dia de competição, o melhor português em prova foi Paulo Frade, último campeão nacional. Este domingo as descolagens foram canceladas e prevê-se que na segunda e na terça-feira os ventos também não sejam favoráveis, alterando-se as condições para quarta-feira.
"Estas modalidades são potencialmente perigosas e temos de cumprir todas as questões inerentes à segurança. Se não estiverem todas reunidas, não arriscamos", salientou Ricardo Marques. As provas realizam-se diariamente a partir do início da tarde, sendo o próximo campeão nacional conhecido no sábado.




0 comentários:

Enviar um comentário