Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja










Nos anos 50 e 60 o fotógrafo Gérald Bloncourt interessou-se pelos emigrantes portugueses que chegavam todos os dias a França e acabavam por ir morar para os chamados "bidonvilles". Passou a visitar esses bairros com frequência e a fotografar muitos desses rostos. As imagens captadas foram, ao longo dos anos, tema de exposições.Recentemente, "la petit portugaise", como ficou conhecida a criança retratada na mais iconográfica foto, agora com 54 anos, reconheceu-se e deu-se o encontro com o fotógrafo, que sempre teve o desejo de reencontrar essas crianças.

Daí surgiu a ideia de fazer um documentário sobre essas crianças dos bidonvilles, os bairros de lata nos arredores de Paris, onde chegavam com os pais, que procuravam melhor vida além-fronteiras.

Existem muitos alcongostenses na diáspora, particularmente na zona de Paris. Dos que partiram nessa altura, a maioria passou também por estes bairros, nomeadamente Champigny e Saint-Denis, antes de criarem as condições de se mudarem para outro lugar, longe da lama. E muito antes de construírem a ambicionada casa na terra natal. A "petit portuguese", durante anos preferiu ocultar, para não ter de lembrar, esses tempos de dificuldade, mas ficou satisfeita ao reencontrar-se com o passado.

Vamos a ajudar a promover esse encontro, a viabilizar o documentário. Mostrem as imagens aos vossos pais, aos avós. Reconnaissez-vouz quelq`ún?

 Qualquer informação útil, contactem: docbidonvilles@gmail.com.

Página Os Meninos dos Bidonville
Notícia no Correio da Manhã Retratos Portugueses.

0 comentários:

Enviar um comentário