Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Abandono. É esta a palavra que melhor descreve o estado em que se encontra a zona de lazer da Casa do Guarda de Alcongosta, local sempre muito procurado durante a época estival. Já no ano passado se notava desleixo na manutenção do espaço. Este ano o cenário, que nos habituamos a classificar como aprazível, de convívio, ponto de encontro, é desolador.

O bar, que ou tem sido explorado pela Junta, ou concessionado, nem abriu. A zona do parque de merendas é uma sombra do local que sempre conhecemos. A relva desapareceu, secou toda, e o mau aspecto da área é notório. A piscina, essa, sempre muito procurada, e que ajudava a trazer muita gente a Alcongosta, só há dias, com o Verão a meio, foi enchida.

A Casa do Guarda - a zona de lazer, deixemos as considerações sobre a exploração do edifício para outra ocasião - é uma imagem de marca de Alcongosta. Um dos motivos que trazia gente à nossa freguesia, cada vez com menos locais de convívio. É incompreensível que tenha sido votada ao abandono desta forma.

Este é um alerta. O Verão já vai a meio, mas é ainda possível  recuperar alguma da dignidade daquele espaço e criar condições para que se possa desfrutar dele. Afinal, que outros equipamentos de lazer temos actualmente em Alcongosta? Se não surgiram interessados em abrir o bar, devia ter sido a Junta a fazê-lo. Se porventura o motivo for a falta de recursos humanos, em anos anteriores encontraram-se soluções. Por exemplo recorrendo àqueles estágios de algumas semanas. Ou a voluntários. Ou reduzindo o aluguer a um valor simbólico. O objectivo, aqui, jamais poderá ser querer ganhar dinheiro. Porque o importante é o bar de apoio estar ao serviço da população.

À consideração dos responsáveis, que somos todos nós, alcongostenses, mas que temos o poder executivo delegado em alguém para que pugne pelos interesses colectivos da freguesia.

32 comentários:

Anónimo disse...

Tb não percebo pk é k aquilo está assim.

Unknown disse...

e é esta a junta de freguesia que temos...

Unknown disse...

e é esta a junta de freguesia que temos...
que apenas se preocupa com a festa da cereja...

Anónimo disse...

Em 4 anos nada se fez. Tudo se desfez.
assim de repente lembro-me de algumas promessas feitas e não cumpridas, por exemplo:
- Alargamento do PDM à zona do campo de futebol
- elaboração de um plano da Aldeia
- Criação de um centro de noite
- etc...

Hà pois, quase me esquecia, a escola acabou, os sapadores foram despedidos(sem a indemenização a que tinham direito)

Anónimo disse...

Anónimo vai ler, não fales sem saber que isso não é bonito.
já andava a estranhar nessa terra e com este blog partidário não tivesse começado a comédia.

Anónimo disse...

Enfim, este nosso espaço merecia mais, muito mais...

A minha opinião disse...






Sabem lá a melhor? Um membro daquela que é ainda a atual Junta, vem agora dizer-nos para todos juntos construirmos Alcongosta e que o mais importante são as pessoas, será que já se esqueceram que neste tempo todo nada fizeram por Alcongosta, não se preocuparam com as pessoas, ou será que sim e eu não dei por nada?

Por este andamento não sei onde Alcongosta vai parar, já somos poucos mas se em nada evoluirmos acabamos por não ser ninguém. Está na altura de mudar, ou será que vão continuar a acreditar em promessas que nunca vão ser cumpridas, e que basta pintar umas paredes 1 ou 2 meses antes das eleições para se ter a capacidade de levar uma aldeia para a frente?

Pessoas que só pensam e se interessam pela Festa da Cereja e por caçar Javalis, não são pessoas que tenham a capacidade suficiente para levar uma aldeia para a frente, pois só acabaram por destruir o melhor que Alcongosta tinha e que foi construído com o esforço e o empenho de pessoas que foram realmente capazes de fazer Alcongosta evoluir, e certamente que o tinham continuado a fazer se lhes tivessem dado a oportunidade de o fazer.

Querem mudar? Querem evoluir? Querem recuperar aquilo que foi destruído? Se querem, abram os olhos e deem, a oportunidade de o fazer, aquelas pessoas/partido que até á 8 anos atrás faziam tudo por Alcongosta e pelo bem de quem lá vive.

P.S. : Não sou nada contra a Festa da Cereja, pelo contrário, até sou a favor, pois foi a única coisa que nestes últimos 8 anos foi realmente feita e que contribuiu para Alcongosta, é pena é que tenham destruído o que já estava feito, e que a festa tivesse servido para o interesse pessoal de pessoas.

Está é a minha opinião, respeito e não crítico a de ninguém.

Anónimo disse...

pelo menos nunca mais roubaram a junta, o bar da serra, o clube e outras empre.......

Anónimo disse...

muitas coisas mudaram, das duas uma, ou não se lembra da evolução dos ultimos anos ou não é de Alcongosta. diria lhe para andar mais atento e não falar do que não conhece.

Anónimo disse...

è mesmo uma pena as tendencias partidárias dos administradores deste blog, como sempre o que n interessa n se publica. mais do mesmo,

Anónimo disse...

Sabem lá a melhor das melhores? uma membro que esteve na Junta 16 anos e depois de tantas e tantas aldrabices mal explicadas é agora candidato, que belo cartão de visita, sim senhor. é pena n haver vergonha na cara das pessoas. já para não falar do restante

Unknown disse...

é triste mas é verdade e tenho de concordar com este último cometário... nos últimos anos tudo se degradou e nada, mas rigorosamente nada foi feito!

Unknown disse...

é triste mas é verdade, e tenho de concordar inteiramente com este último comentário... nestes últimos anos apenas degradação... está na hora de virar á esquerda!

Bruno Lindeza disse...

O anónimo que refere "pelo menos nunca mais roubaram a junta, o bar da serra, o clube e outras empre.......", em primeiro lugar deveria identificar-se e não ser cobarde, em segundo e já que tem tanta certeza deveria apresentar a sua queixa junto das autoridades competentes, e estas sim é que têm autoridade para se pronunciarem acerca de tal.

O anónimo que diz "muitas coisas mudaram, das duas uma, ou não se lembra da evolução dos ultimos anos ou não é de Alcongosta. diria lhe para andar mais atento e não falar do que não conhece.", também deixava de ser cobarde e podia escrever um comentário, identificando-se, criando uma lista com evoluções que aconteceram nos últimos anos, só para nos recordar. Assim de repente não me lembro de nenhuma, mas sabia-me bem avivar a memória.

O pessoal do blog, não deveria permitir comentários anónimos, sempre identificados com email ou conta de facebook.

Por último apenas queria advertir as pessoas, para não acreditarem em todas as promessas que essão a fazer nesta altura, não acreditem em tudo.

Anónimo disse...

Pelo menos na altura havia bar da serra, havia clube, havia eventos culturais e desportivos. Agora há bar da serra fechado, piscina suja, clube fechado, o campo da bola e o edificio do campo da bola foi cedido aos caçadores, se as pessoas não se impuserem um dia deste Alcongosta nada tem.

Anónimo disse...

o mais engraçado desta m_rda toda, é que nestas alturas tudo e todos prometem que fazem e fazem e fazem...
A realidade deste país é que na altura de eleições é que aparece qualquer coisa feita, é assim em todo o lado. O resto do tempo não se faz é nada...
Neste últimos anos fizeram-se coisas como a festa da cereja, que vale mais que muitas obras... No entanto è verdade que muitas coisas acabaram, e verifica-se um desleixo enorme pela terra.
Penso que alcongosta ganharia com lista conjuntas, em que realmente se pudesse lutar pelos interesses da terra e não por interesses partidários, pois sinceramente axo que o povo de alcongosta quer é ver trabalho feito, o resto é conversa...

Anónimo disse...

degradação ??? nada foi feito ??? boa vamos fazer. vamos aplicar aluminio em tudo.

Anónimo disse...

Por falar em eleições é tempo sim de haver uma mudança...houve mais que tempo para se terem feito outras coisas e não deixar desaparecer outras...venham caras novas e novas ideias para a nossa querida terra.
Que haja uma lufada de ar fresco...que haja pessoas que gostem de Alcongosta e que façam pela nossa aldeia aquilo que ela merece...não deixem que a nossa terra seja mais uma aldeia quase desabitada...quase deserta...quase a ficar sem nada.

Anónimo disse...

Já que mais uma vez se esta a discutir politica tenho a dizer que isto é tudo uma cambada, comem todos do mesmo tacho!
Mas pelo menos a estrada da terra (que para mim era o principal) ficou um pouco melhor, pelo menos já não tem buracos.
Esta é um exemplo, para aqueles que não se lembram de nada do que foi feito nos ultimos tempos... comam menos queijo!

Bruno Lindeza disse...

Boa tarde,
Esta será a minha última resposta a "anónimos", que no meu entender quem não se identifica das duas uma, ou tem medo ou é hipócrita.

para o anónimo do dia 25 às 17:43, apenas digo que a estrada é da responsabilidade da CM Fundão(Lei nº2110 de 19 de Agosto de 1961)

Eu até como algum queixo, mas não atiro com palavras para o ar sem um fundamento lógico e correcto.

Anónimo disse...

reclama aqui pela da tua terra Natal, ENXAMES, já n deves vir cá à tempo por isso é que n sabes como está a estrada. nunca pensei ver te assim tão esquecido quanto à terra que te viu nascer, comes mesmo QUEIXO

serafim saudade disse...

não tenho nada a ver com o ps nem o psd e esse comentário é bem estúpido.
a partir do momento em que passou a morar cá comprou cá casa e até a contribuir para o aumento da população com o filho tem tanto direito a reclamar como qualquer um nascido cá.
seguindo esse teu pensamento o miguel então não podia ser candidato a alcongosta porque foi embora de cá há muitos anos, tem a família fora de cá e portanto já não teria o direito a reclamar nada em alcongosta. é isso anónimo?

Bruno Lindeza disse...

Sei que disse que não responderia mais a anónimos maricas, mas este FDP merece.

Pelos vistos, e mais uma vez mal informado, deveria saber que também reclamei a estrada para a minha aldeia natal, e se vossa exa não fosse um asno ignorante deveria saber que foi prometido o asfalto da mesma à 1 ano atrás.
E voçê o que fez pela estrada dos enxames( calou a boca e aceitou um lugar na moagem????)

Em segundo saiba voçê que vou assiduamente aos Enxames, costumo ficar pelo sitio do salgueiral, junto da minha familia, apareça por lá um dia destes podemos debater o que está mal nos Enxames, de certo lhe nomearei uma data de coisas e na maioria concordará comigo.

Em terceiro e como adquiri casa em Alcongosta acho que estou no direito de solicitar, o que creio ser o melhor, para a freguesia onde estou a criar o meu filho e naquela onde exerço o meu direito de voto.





Anónimo disse...

Deves ter a mania, deves.
Vai mas é para a tua terra! Por mais anos que vivas em Alcongosta nunca de la serás.

Anónimo disse...

Não interessa se é responsabilidade da CM ou Junta o que interessa é que a estrada ficou melhor do que estava. E certamente que a junta teve ifluencia nesse sentido até porque a CM e Junta são da mesma cor. O que é uma ajuda! É logico, não?

Anónimo disse...

Já que o tema aqui é no geral o que se faz e o que não se faz...eu só queria fazer uma pergunta.
Porque é que só no mês em que há eleições é que começam a arranjar caminhos...estradas...etc e tal?

Anónimo disse...

Nao acredito que interessa a cor de quem la esta. ate porque o paulo fernandes ja transmitiu ao vitor que este continuara a ter todo o apoio dele caso seja ele o eleito, conforme acredito que assim aconteça.
Acho que o PSD fez uma pessima escolha ao escolher o to miguel, se ele quer fixar jovens na freguesia porque foi o primeiro a abandonar o barco?
o candidato ideal seria o sr vitor henriques, pessoa no meu entender muito trabalhadora e sem interesses pessoais.
claro que o marido da carla nunca sera natural de cá, mas sera sempre um habitante, um eleitor, um amigo, e já investiu mais ca que muitos de nós.acredito que ele lutara sempre pelo bem da freguesia, pois é do interesse dele ter condições boas para se lá viver.

João disse...

Ambas as listas têm pessoal que não é de cá, mas que cá se fixaram e contituiram familia por cá, estas pessoas são de louvar.
Se estes "estrangeiros" não tivessem tomado esta decisão, se tivessem feito como alguns que tendo casas à venda pra comprar ou arrendar em Alcongosta nem pensam duas vezes e fogem para o fundão, um dia destes Alcongosta era-mos 1 aldeia fantasma.
nao vou fazer qualquer comentario politico, pois a mim nem me la apanham a votar, nem vou dar os parabens ao blog, pois acredito que tenha intencoes partidarias por detras, e na vez de dar a conhecer o que melhor temos, prefere publicar comentarios mesquinhos e sem qualquer valor para alcongosta.

Anónimo disse...

Continuo sem entender estas discussões politicas nas quais constantemente tentam meter o blog ao barulho...vêm para a net falar porque grande parte das vezes não têm tomates para falar na rua, cara a cara, e depois a culpa é do blog que alimenta discussões!!! Possivelmente e pelo que vocês próprios dão a entender, os administradores do blog nem sequer publicam metade das parvoíces que vocês por aqui escrevem! LOL

É caricato! Desculpem lá o desabafo :)

Ah e podem continuar a discussão porque não deixa de ser entusiasmante ver comentários ofensivos, desnecessários e sem fundamento...conhecemos a mesquinhez das pessoas quando as conversas envolvem politica!

Já pensaram que ambas as listas são candidatas numa tentativa de melhoria da aldeia? já por momentos vos passou pela cabeça que os candidatos poderiam nesta altura estar unidos na mesma lista?? E que isso sim seria óptimo para a aldeia?? ja repararam que as listas (bem qd falamos de listas até posso referir-me à do PS, visto do PSD não se ver mais nenhuma cara, só se ouve falar, algo se passará!!)têm elementos que são apenas numero, que aparentemente não têm nada a acrescentar...eu já reparei! e tambem sei que houve outros convites para pertencer a estas listas e as respectivas recusas...portanto, se estas pessoas estão na lista: pelo menos elas, de uma forma ou de outra, tentaram participar activamente para a concretização dos projectos propostos!!

Provavelmente nem irei votar...não tenho coragem de votar em listas nas quais não acredito a 100%, talvez numa próxima pense melhor no assunto e já que tenho esta opinião poderei sempre, numa próxima, tentar fazer melhor, não é? Se houvesse uma única lista, sem disputas politicas e com elementos do PS e do PSD talvez pudéssemos ficar melhor!

Até fico com náuseas quando leio comentários políticos, sois mesquinhos pá!

De qualquer forma: Força ai aos candidatos!! Boa concretização dos projectos. Paciência para se manterem na junta (sim porque a paciência e imparcialidade serão requisitos essenciais!). Espero que a junta seja mais do que poder e mais do que politica, duas coisas que obviamente não nos levam a lado nenhum!

Miguel e Vitor não é nada contra vocês, é mesmo o meu desgosto constante com estas as politiquices :)

Anónimo disse...

Só para recordar que a estrada principal foi feita porqaue veio cá o Presidente da Republica e a estrda que tinhamos, envergonhava o concelho e a freguesia. Por favor, façam comentários positivos para o bem de Alcongosta. Ajudem quem ganhar e que ganhe o melhor e quem ganhar que faça o melhor por Alcongosta

Anónimo disse...

Olá Bruno, quem te critica deve estar com algum problema (será de consciência). Possivelmente, já fizeste mais por Alcongosta que todos os anónimos que criticam. Os câes ladram, a caravana passa...

Anónimo disse...

No dia 29, votem em consciência no Presidente e na equipa que considerarem melhor (naão é maior) porque efetivos são só sete.

Enviar um comentário