Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

18 setembro 2014

Dia da Defesa Nacional


Já lá vai o tempo em que se ia às sortes, ou tirar o número, que é como quem diz ir à inspecção militar obrigatória. Já lá vai o tempo em que esse momento representava um acontecimento para os jovens mancebos acabados de completar 18 anos, tal como para as aldeias, já que ao ritual estava associada a respectiva festa para a população.

Em boa hora o serviço militar deixou de ser obrigatório e a inspecção militar foi substituída, há cerca de uma década, pelo Dia da Defesa Nacional, para o qual passaram a ser convocadas também as raparigas e não apenas os jovens do sexo masculino, como acontecia antes.

Hoje foi o dia em que os jovens de 18 anos registados em Alcongosta, apenas três, foram receber informação sobre o que fazem as Forças Armadas e ter algum contacto com o meio militar, através de várias actividades, entre as quais escalada, rappel ou slide.

(Foto de alguns alcongostenses que no início da década de 50 foram "tirar o número", durante as celebrações da data)


Fui às Sortes e Safei-me

Rio Grande

Fui às sortes e safei-me
Direito que nem um fuso
Não compreendo aquele uso
De fazer tudo aprumado
Ele há coisas que eu cá sei
Que só se fazem curvado

Fizeram-me a vistoria
Levaram tudo a preceito
Até me viram o peito
E um pouco mais ao fundo
Cada qual na sua vez
E tal como veio ao mundo

No fim já mais à tardinha
Deram um papel timbrado
Onde vinha o resultado
Não me davam qualquer uso
Fui às sortes e safei-me
Direito que nem um fuso

1 comentários:

Anónimo disse...

No meu tempo era mesmo uma festa.

Enviar um comentário