Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja





Há algumas décadas que a Festa de Nossa Senhora da Anunciação passou a ser feita pelas gentes de Alcongosta que completam 40 anos. Tem sido sempre assim. Nos últimos tempos, ora por haver anos com pouca gente, seja por algumas pessoas se demitirem dessa tarefa, tem havido anos em que cumprir a tradição só é possível com a ajuda de alguns voluntários.
Para a festa desde ano, só duas festeiras subiram ao palco. Ainda encetaram alguns preparativos, mas ainda numa fase embrionária desistiram e Alcongosta vê-se, pela primeira vez, perante esta realidade: não haverá arraial no ringue de Santa Bárbara no próximo fim-de-semana. Ainda que não seja possível ter a festa a que estamos acostumados, não haverá alguém ou entidade que ponha ao menos em cima do palco uma mísera aparelhagem, para não se notar tanto que tudo está a desaparecer?

1 comentários:

nunonunes disse...

Olá amigos de Alcongosta, efectivamente é uma triste realidade, lembro-me do meu pai fazer aí grandes bailaricos, na vossa festa e eu próprio pelo menos 2 anos já animei um pouco as vossas gentes e tb a mim voçês me animaram eheh em reciprocidade, este ano estava já contratado para na segunda ir animar a vossa festa, com pena o agente responsavel, ligou-me a dizer que a festa não se iria realizar, fiquei naturalmente triste com a situação, infelizmente a conjuntura politica e social do país, quase que pede que se percam as nossas tradições, vamos ver se tal não acontece, Abraço boa gente de Alcongosta :-)

Enviar um comentário