Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja








"A capela de Santa Bárbara, em Alcongosta, acolhe até ao próximo dia 7 de Abril de 2018 a exposição “Alfaias da Paixão”.
Inserida na “Quadragésima – Ciclo de Tradições e Semana Santa do Concelho do Fundão, a mostra contempla vários objectos litúrgicos e de culto da paróquia de Alcongosta ligados ao tempo da Quaresma.
A exposição promovida pela junta de junta de freguesia, proporciona o encontro com peças do século XVII ao século XX, que sobreviveram até aos dias de hoje e que eram utlizadas nas procissões da Semana Santa naquela aldeia do concelho do Fundão.
A cruz que abre o cortejo esteve oculta até às obras de restauro da Igreja “é uma cruz do século XVII”, assegura João Nuno Rodrigues.

O curador da mostra destaca ainda duas peças da exposição “Um Palio de veludo bordado a fio de ouro e um paramento simples (vermelho) que passa despercebido no meio de outros, mas é a única referência que temos em Alcongosta das invasões francesas. É um documento vivo de que as invasões francesas passaram por aqui”, sublinha.  
Para João Nuno Rodrigues, são peças que estiveram intimamente ligadas com a paróquia e com as actividades da freguesia “e que nos remetiam para as festas importantes que se realizavam à volta da população”.

Na inauguração da mostra, entre outros, estiveram presentes a vereadora com o pelouro da cultura da CMF e o presidente da junta de freguesia".  


0 comentários:

Enviar um comentário