Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Este ano a Festa da Cereja, que há duas edições enche as ruas de Alcongosta e anima a capital do apetecível fruto, está agendada para os dias 13, 14 e 15 de Junho. Só não sei se terá o mesmo impacto em 2008. Corre o rumor de que vai haver um desinvestimento abismal na animação de rua.
Tendo em conta a projecção alcançada em apenas dois anos, o retorno a vários níveis e o muito que se consegue com um evento que não exige propriamente grande dotação financeira, para uma autarquia, esperemos que se trate apenas disso: um rumor, sem fundamento.
De resto, não é de espantar o êxito repentino, que se deve sobretudo ao facto de ser sensatamente realizada no berço da cereja, em Alcongosta. Isto depois de anos a passar despercebida, quando os alheados da realidade optavam por umas barraquitas no Fundão. Sem toda a envolvência requerida. Sem o empenho de quem vive da cereja e a este fruto está intimamente ligado. Sem o envolvimento de quem desde que nasceu assiste à azáfama da colheita, vê passar as escadas de madeira na aldeia e viveu rodeado da paisagem que as cerejeiras oferece.
Haja bom senso, que até há quem diga que é uma coisa mal distribuída.

1 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito que isso aconteça. Não faria qualquer sentido. Agora que ganhou nome e dimensão ia-se deitar tudo a perder, criando má imagem? Ná!

Enviar um comentário