Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

09 abril 2008

Uma chega, muitos partem


Esta semana Alcongosta ganhou uma nova residente. Isto quer dizer que passou a ter mais um habitante? Infelizmente, Não. Porque no dia em que a mais jovem conterrânea nasceu, outro alcongostense (palavra estranha, esta) casou e, tal como tantos outros, saiu da aldeia.
Esta é uma tendência que me faz reflectir sobre alguns porquês. São constrangimentos de REN ou RAN que não deixam construir? É falta de atractividade da freguesia? É a simples preferência pela cidade e os seus prédios?
Os motivos podem ser vários. Em muitos casos profissionais. Mas estranho que uma localidade colada ao Fundão, a cinco minutos da cidade, perca tanta população. E o mais preocupante é não ver qualquer iniciativa para contrariar este fluxo.
Percebo que um jovem de Bogas ou Janeiro de Cima, por mais que goste da terra, tenha de acabar por sair, porque muitas vezes o preço a pagar é muito alto. É o caso do desgaste, para quem tem de fazer longas deslocações, por caminhos sinuosos, e sem transportes. Mas aqui...
Tanto quanto sei, freguesias que estão praticamente à mesma distância, como Donas, Valverde ou Aldeia de Joanes, têm ganho residentes. Se calhar não era má ideia começar-se a pensar nisto com alguma seriedade. Ou corremos o risco de assistir à sangria que se verifica por ouras bandas.

2 comentários:

Asno disse...

Passei por cá!
Parabéns pelo blog.
Disponha!

Cumprimentos asininos!

Anónimo disse...

Pois é no passado dia 5/4/2008, nasceu a menina mais linda do mundo a minha sobrinha Maria. Tb é verdade somos cada vez menos nesta terra lindissima, deviamos seguir o exemplo da minha manoca e dar-mos todos mais um rebento para esta terra. eu incluida mas isto esta muito male se assim continua qualquer dia ja não há habitantes em Alcongosta. jinhos

Enviar um comentário