Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Mais duas fotografias que nos remetem para um tempo distante, ambas enviadas pela Carla Rolão. A primeira mostra a procissão de domingo a sair da igreja. Nesta altura ainda com as muitas notas penduradas nas fitas (será que alguém tem imagens onde se veja melhor?). A segunda é na rampa da padaria e o indivíduo ao centro é o filho da ti Maria Carvalha.

Já agora, aproveito para partilhar algumas curiosidades. Sabiam que até há 21 ou 22 anos os chamados mordomos não eram escolhidos pelo método actual. Ou seja, faz a festa quem nesse ano completa 40 anos.

Até há pouco mais de duas décadas a festa, que mesmo os nossos bisavós se lembram sempre ter-se realizado, era um grupo de três ou quatro pessoas da terra que a organizava. E os de um ano nomeavam, sem qualquer critério estabelecido, os festeiros do próximo. A quem ficava mal recusar. O que era aborrecido, quando acontecia serem escolhidos várias vezes.

Só um pormenor: o rol que hoje vemos a circular, e para o qual quase toda a gente contribui, na medida das suas possibilidades, não existia. Pelo menos sei que as despesas tinham de ser asseguradas pelos mordomos. Pagavam aos músicos e dividiam as refeições pelas suas casas. Imaginem a confusão, se no mesmo dia estivessem ranchos e a filarmónica...

Houve quem tivesse deixado de achar graça a esta metodologia e a realização da festa chegou a estar em risco. Até que alguém sugeriu que passassem a ser os recém-chegados aos 40 a tratar do assunto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na foto abaixo o meu pai tambem tinha sido mordomo nesse mesmo faz agora 29 anos. Na festa desse ano veio ca a Tonicha que depois almoçou com os mordomos na cantina da escola, com o dinheiro que fizeram nesse ano mandaram colocar uma porta nova na Igreja e começaram a arranjar o espaço onde hoje e realizada a festa. Também por curiosidade neste mesmo ano a festa da nossa senhora de anunciação foi feita pela primeira vez na Santa Barbara não havia la nada e tudo a volta era em terra batida, nesse ano fizeram mais ou menos 800 contos, nessa altura foi muito bom. esta informações foram reveladas pelo meu pai no domingo da festa. No ano em que ele fez novamenta a festa agora com 40 anos eu tive em minha casa hospedados alguns elementos da banda.

Anónimo disse...

Pudiam por umas fotografias da festa deste ano para quem está lonje ver como foi...

Enviar um comentário