Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

A foto, tirada esta semana, mostra como se encontra Alcongosta: rodeada de branco por todos os lados. Também já se vêem muitos curiosos e no fim-de-semana, é provável que cheguem autocarros, embora as cerejeiras tenham ficado em flor mais cedo que o habitual.

Este é um cartaz que atrai muita gente, mas será que está a ser devidamente explorado? Somos o berço da cereja, a capital do rubro fruto. Quem quiser ver o espectáculo do mar branco e a chuva de pétalas, Alcongosta é o local indicado. Mas as pessoas vêm, por elas próprias, e não têm programas de entretenimento, não têm um conjunto de iniciativas e locais a visitar devidamente organizados por quem conhece.

Na minha óptica este é uma falha clamorosa que ao longo dos anos nenhuma Junta de Freguesia teve capacidade de iniciativa e sagacidade para colmatar. E não falo em organizações de elevado custo. Bastava boa vontade, algum trabalho e algumas ajudas. Não teria toda a lógica na Capital da Cereja se organizar um Festival da Cerejeira em Flor? Durante um ou dois fins-de-semanas ter um conjunto de actividades, com a prata da casa, que desse outro tipo de enquadramento a esta ápoca.

Com tanto artesanato que há na terra, podia-se por exemplo escolher esta altura para organizar uma Feira do Artesão, com barracas para expôr os produtos, exposições, visitas às oficinas dos artesãos para os ver trabalhar, passeios pedestres focados no que é característico em Alcongosta. A animação poderia ficar a cargo dos Bombos de Alcongosta e chamar um ou outro acordeonista. Até se poderia pedir a colaboração da escola, tempos livres e clube para darem o seu contributo de alguma forma.

Estamos a falar de coisas não dispendiosas, que poderiam segurar por mais umas horas na freguesia quem visita Alcongosta. Pode ser que com alguma vontade se enverede por esse caminho. Se há privados a explorar esse potencial, a nível da visita aos pomares, porque não complementar o bonito postal que é a Terra da Cereja nesta altura?

16 comentários:

Anónimo disse...

Olá mais uma véz ;)
Para quem se lembra ainda houve uma tentativa de por este cartáz turistico a rolar, com a prova de atletismo " cerejeiras em flor", mas logo acabou por razões politicas e estupidas na altura em que a prova ia para o calendário nacional de atletismo.
em relação áS IDEIAS são muito boas e a aproveitar, se não na integra , qualquer coisa do género seria muito proveitoso.
pois cartazes como amendoeiras em flor tèm a imagem e o impacto que tèm, sem ter metade da dimenção das cerejeiras em flor ;)
Aquele abraço

angel disse...

Olá!
Descobri seu blog por acaso quando estava a ler o Bogas de baixo e fiquei maravilhada com as fotos das cerejeiras em flor.
Concordo com você quanto a descobrir uma maneira de as pessoas aproveitarem mais este potencial turístico e e esta beleza da natureza.
As cerejeiras não são plantas típicas do Brasil, porém, um imigrante japonês trouxe algumas mudas e começou a plantá-las em uma cidade mais ou menos vizinha da minha e hoje elas são atração turística. Aqui as flores são rosas e elas foram plantadas em torno a um lago. É lindo olhar a paisagem toda rosa. Lá eles fizeram isto que você sugere e todo ano fazem uma feira com artesanatos, barracas de comes e bebes e shows. Milhares de pessoas vão até lá para ver o espetáculo da natureza e também curtem o dia, fazem compras, reencontram amigos e a cidade lucra com isto.
A cidade se chama Garça. Acho que em fotos na internet.
Abraço
Angel

Anónimo disse...

Festa da Cerejeira

Toda alta temporada do inverno Brasileiro, o município de Garça realiza a Festa da Cerejeira, comemoração que celebra a florada anual de um extenso parque das cerejeiras, localizado a beira do Lago Artificial J.K. Williams, ponto turístico da localidade.

A magnífica florada proporcionada pelas árvores originou um surpreendente assédio da colônia japonesa, concentrada nas cidades circunvizinhas. Para assistir o espetáculo das cerejeiras e matar um pouco a saudade do Japão, centenas de japoneses passaram a dirigir - se, em excursão a cidade.

Com o passar dos anos, o grande encontro da colônia oriental tornou - se um evento comemorativo da cultura, incentivando artesões, músicos, dançarinos e cozinheiros a exporem e comercializarem as suas especialidades. Como conseqüência disso, mais visitantes passaram a locomover - se em direção ao encontro em sua grande festa temática oriental.

Centenas de ônibus, provenientes da cidade de Bauru, Tupã, Marilia, Bastos, Agudos, Presidente Prudente, Getulina, entre outras, passaram a freqüentar o acontecimento, cuja divulgação ainda era feita "boca a boca".

Durante os 16 anos de realização, a Festa da Cerejeira foi sendo descoberta pelo público e os realizadores foram avaliando suas reais dimensões. Segmentada e temática, a comemoração estende - se por 3 dias de intensa programação cultural, gastronômica, social e esportiva.

http://www.migalhas.com.br/pintassilgo/mig_pintassilgo.aspx?op=2&cod=23114&comarca=Garca

Anónimo disse...

Estou de acordo que deveria existir um cartaz com diversas actividades que pudesse mostrar toda a beleza das Cerejeiras em Flor, no entanto não estou de acordo com a questão da prova de atletismo, isto porque ficou demonstrado desde do inicio que o percurso não era o adequado para uma prova que se queria de grande nível, quanto a parte de ser uma prova de âmbito nacional tal apenas era conseguido porque a CMF pagava a preço de ouro a presença de atletas de renome Nacional para que tal fosse possivel, mas não se reflectia na participação de outros atletas...

Anónimo disse...

respondendo ao anonimo:
como me parece informado, tambem deveria saber o porquê do percurso não ser o adequado, e quando não é adequado, existem alternativas e eram boas, em relação aos pagamentos ás figuras principais serem "bem pagas",em todos os eventos há quem tenha de ser pago para fazer capa de cartáz, mas seriam assim tão bem pagos??, talvéz sim, ou então talvéz não, na minha opinião era um bom investimento, ao contrário de outros que nem vou referir para não ferir susceptibilidades, pois nesses nem beneficio ouve.
aquele abraço

Anónimo disse...

Participem nestes que estão a dar cartas cada vez com mais força!

http://www.cm-resende.pt/559

http://jfseixezelo.pt/website/index.php?option=com_content&task=view&id=74

E enquanto o Ti Frexes gasta milhões de euroas a fazer auto-estradas para a sua terra e da sua familia, a Espanha já mais uma vez nos ultrapassa no que temos/tinhamos de melhor e já está a classificar o produto!

http://www.freshplaza.es/news_detail.asp?id=19381

http://www.elcomerciodigital.com/aviles/20080622/corvera/festival-cereza-recupera-tradicion-20080622.html

http://www.elvalledeljerte.com/s-6-3-0-p____Fiesta_del_cerezo_en_flor_2009_fiesta_de_interes_turistico.html

http://www.upv.es/~csahuqui/l240504h.pdf

E mais há!
felicidades e abram a pestana!

Anónimo disse...

Têm a faca e o queijo na mão, têm tudo o que é preciso para organizar esse festival que acho uma boa ideia, mas são uns atadinhos. Devem estar à espera que outros com muito menos condições para o fazer dêm primeiro esse passo.

Anónimo disse...

Se nem têm capacidade para organizar uma festa da cereja com antecedência, ponderada, pensada, falada, ouvida,... quanto mais para fazerem mais uma actividade das cerejeiras em flor! Se nao for o pessoal da terra a tomar a iniciativa bem podem esperar pelos atadinhos da autarquia, já para não falar dos fundão turismo, cultura...
Não há garra nem Amor á camisola!

Anónimo disse...

Mas há garra e amor ao dinheirito, que não é assim tão pouco como isso, se tivessem de trabalhar e ganhar o ordenado minimo, e alguem que lhes puxasse lelo cabedal eles fariam algo.

Anónimo disse...

Não temos de estar a contar com a câmara para isso porque já se viu como eles trabalham na Festa da Cereja. Ai se não fosse a vontade de quem é de cá! A junta que ponha mãos à obra e avance com essa boa ideia.

Anónimo disse...

já está quase tudo verde porque isto este ano está adiantado, mas este fim de semana ainda se viram por cá autocarros e muita gente a passear na volta das cerejeiras. como isto adisntou vieram ao engano e certreza que ficaram um pouco desiludidos por não verem a paisagem plenamente em flor como esteve nas duas últimas semanas. A junta devia ter um site com esse tipo de informações eos contactos na internet para onde as pessoas possam ligar a pedir esse tipo de informações, se houvesse esse tal festival dava uma ajuda

joao rolao disse...

Esse tal festival poderia tambem induzir em erro, pois um ano como este ano que está adiantado por volta de duas semanas. ninguem pode prever, mas poderia haver algo que informasse de como estão as coisas por aqui...
ao menos há o pedaços ;)

Nós por cá... disse...

Tristes!!!!
Têm sempre justificação para não fazerem nada.
Quando haverá justificação para fazerem alguma coisa?
Sempre esperando pelos outros.
Tristes.

Anónimo disse...

Como é que podemos contar com os autarcas para esse festival?Pois alguns não conhecem os habitantes da autarquia,muito menos os problemas da mesma.Em alguns casos ser presidente de uma autarquia é ser «GENTE GRANDE»,apenas complexo de superioridade,mas se um dia deixam cair o de inferioridade «QUE DEUS NOS ACUDA».

Anónimo disse...

Quem melhores condições tem do que o FUNDÃO para fazer esse festival?A nossa zona tem a maior extensão de cerejeiras e a nossa cereja tem muita qualidade,pois dizem os entendidos na matéria,que só há uma parecida á nossa no JAPÃO.Senhores a quem de direito, deixem de olhar só para o vosso umbigo e FORÇA.

Anónimo disse...

Cá para mim o que mais há é PRESIDENTES AUSENTES,PRESNTES HÁ POUCOS de certeza que se contam pelos dedos.

Enviar um comentário