Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Xico Zé, figura de relevante intervenção cívica, faleceu hoje e deixou o concelho mais pobre. Ao longo da vida foi muita coisa, nomeadamente desportista, sindicalista, mas sobretudo alguém solidário e disponível para dar o seu contributo a acções com vista a valorizar a sociedade. Foi um homem que deixou marca, empenhado em prol do bem comum e na partilha de conhecimento.

Em Alcongosta também deixou o seu carimbo, quando há quase uma década, já de idade avançada, aquela figura de barbas brancas compridas se ofereceu para ensinar os jovens da Terra da Cereja, através do Clube Académico de Alcongosta, a andar de patins e a jogar hóquei.

Graciosamente, cedeu material e o seu tempo para, com regularidade, durante um período, vir até ao salão contíguo ao Clube e ao ringue pôr os jovens de Alcongosta a andar sobre rodas.

Se todos fossem assim tão civicamente activos, em tantos domínios como o Xico Zé o foi, certamente viveríamos num mundo melhor. O funeral de Francisco José Tavares, de 83 anos, é amanhã às 17H, no Fundão.

0 comentários:

Enviar um comentário