Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

11 fevereiro 2011

O Fundão, terra da cereja

Ontem, para um desses concursos de final de tarde na tv, ligou uma senhora que se identificou como sendo do Fundão. Do fundão? Repetiu a apresentadora. A que a senhora se apressou a responder: Sim, Fundão, perto da Covilhã.
-Sim, Fundão, a Terra da Cereja, claro que conheço, adoro cerejas, replicou a apresentadora.
Este irrelevante mas ilustrativo episódio fez-me pensar num aparente complexo de inferioridade em relação às cidades vizinhas. Este hábito de nos menorizarmos e, no caso em concreto, dar de barato que a Covilhã seria um ponto de referência mais indicado que o Fundão.
Nem sempre temos motivos de que nos orgulhar ou galões para puxar, mas podemos fazer um esforço nesse sentido. Afinal, embora as circunstâncias e as oportunidades, ou a ausência delas, nos façam sentir o contrário, o Fundão não é um lugar assim tão remoto.

1 comentários:

Marcia disse...

Olá!
Sou do Alto Minho, Paredes de Coura e gostaria de conhecer o Fundão. Como adoro cerejas, pensei ir no Festival das ditas, mas por azar, nesse fim de semana não poderei ir. Será que se for no fim de semana seguinte - 18 e 19 de Junho, ainda consigo comer cerejas (e trazer a mala do carro carregada!!!)?
Márcia Barbosa

Enviar um comentário