Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Estão escolhidos os candidatos que vão liderar as listas pelo círculo de Castelo Branco nas eleições legislativas de 5 de Junho, sem grandes novidades entre os potencialmente elegíveis.

José Sócrates é o cabeça-de-lista do PS. Depois de Maria Elisa e Morais Sarmento, o açoriano Costa Neves volta a ser o pára-quedista escolhido pelo PSD. Vítor Reis Silva é o candidato da CDU. O BE apresenta-se com Fernando Proença e o CDS escolheu Celeste Capelo.

5 comentários:

António Saraiva disse...

Meu caro
Já tinha lido no Jornal do Fundão a expressão de "paraquedista".
Estou à vontade porque desde sempre manifestei a minha discordância com a inclusão de pessoas estranhas à nossa região na lista do meu Partido. Considero que,por cá, há gente com competências para defender e representar a gente boa da Beira Baixa.
O meu comentário vem lembrar que um beirão, natural de Penamacor, o António José Seguro, há pelo menos 3 legislaturas, é deputado pelo círculo de Braga. Nunca vi escrito, na comunicação social da região que o António José Seguro é um "paraquedista" em terras de Braga.

Gardunha disse...

O socialista Seguro é, de facto, mais um desses casos de paraquedismo (não sei se atenuado com o tempo que já leva como eleito por Braga), como o comunista Vasco Cardoso também já o foi em Santarém, entre outros exemplos. Quanto à expressão, parece-me aplicada com bastante propriedade.

No fundo,competências sobre as pessoas em questão à parte, é gente que aterra num distrito cujos interesses supostamente deve defender, quando pouco ou nada conhece desse território. Duvido que efectivamente sintam como suas as reivindicações das gentes desses locais.

As portagens foram apenas um exemplo, mas há outros.

Sem pôr em causa as boas intenções desses pára-quedistas, a verdade é que se foram colocados como cabeças-de-lista num local que lhes é estranho, sabe-se lá porquê, a lealdade com quem os elege nunca se vai sobrepor à submissão aos interesses do partido, que nem sempre coincidem com os do distrito.

Neste particular, concordo que o PSD tem na região militantes ou gente próxima que poderia perfeitamente desempenhar as funções de deputado, com a diferença de ir tendo a camisola do nosso círculo vestida.

Uma última nota para dizer que me apraz registar que nem toda a gente come e cala acriticamente. É bom constatar que pessoas como o sr. Saraiva têm cérebro para pensar por si próprias e não temem apontar o dedo internamente, democraticamente, quando as directivas do partido não lhes parecem as mais adequadas.

galo de poleiro disse...

Vão votar nesses palhaços a pensar que há alguma diferença entre o o ps ou o psd. qual é a diferença? depois queixem-se...

Anónimo disse...

votar e nessecario pois foi uma liberdade depois do 25 4 eles nao sao palhacos mas sim conscientes no que dizem e fazem seria bon que juntassem as boas ideias e que todos vivessen bem tanto o PS como o PSD ha 37anos que enganan o ze povinho eles prometem e depois nada fazem por aqueles que votaram para eles

Anónimo disse...

Ainda não decidi em quem votar mas tenho a certeza que não vou votar em paraquedistas, sejam eles de que partido forem.

Enviar um comentário