Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

12 junho 2012

A Festa da Cereja na RJF

A festa do turismo e das iguarias de cereja – c/som

O pastel de nata de cereja, as pipocas ou os gelados de cereja estão entre as novidades da edição de 2012 da Festa da Cereja que decorre até domingo, dia 10 de junho. O certame organizado pela Fundão Turismo e pela Junta de Freguesia de Alcongosta apresenta ainda novidades ao nível do artesanato. O terço de caroços de cereja é um dos exemplos.

Até ao próximo domingo, todos os caminhos vão dar à Festa da Cereja. Milhares de excursionistas de todo o país deslocam-se à Beira Baixa para participarem num certame que a cada ano apresenta novas abordagens gastronómicas à cereja. Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, destaca “a notoriedade da cereja do Fundão” e a presença garantida de pelo menos “150 excursões”, num ano em que a cereja à venda apresenta "uma extraordinária qualidade”. 

Na edição de 2012 o pastel de cereja é das maiores atrações e só assim se compreende a aposta de muitas pastelarias do concelho na confeção do produto. A receita oficial da marca registada pelo município do Fundão tem a assinatura da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão mas na Festa da Cereja há outros pastéis de cereja à venda. Paulo Fernandes sublinha o trabalho que está a ser desenvolvido no sentido de “uniformizar” a receita do pastel de cereja. Segundo o presidente da CMF há “vários contactos para a exportação” do pastel de cereja. Na Festa da Cereja a Escola de Hotelaria e Turismo está preparada para “vender mais de seis mil unidades” do produto, adiantou à Rádio JF, Maria José Martins. A diretora do estabelecimento de ensino acrescenta que este fim de semana, toda a escola está mobilizada para o certame.

Na Festa da Cereja destaque-se igualmente a apresentação de novos licores e doces à base de cereja. Assim acontece com a Tasca do Levezinho. David Rodrigues exemplifica com o "gelado de cereja e as pipocas com recheio de cereja". A expectativa é a melhor também para a Escola Profissional do Fundão que repete na Festa da Cereja a criatividade e inovação na criação de "batidos e cocktails de cereja", explicou José Graça coordenador da operação. 

A cereja como motivo central da oferta de uma festa em que “há maior comodidade e segurança de pessoas e bens”, sublinhou o autarca de Alcongosta, Luís Martins.




 

1 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito de ter ido a festa da cereja, foi a primeira vez, mas desejo repetir essa experiencia, tantas coisas confeccionadas com cereja, até cerveja de cereja muito boa, enfim tudo espetacular. maria da fonseca, Lisboa

Enviar um comentário