Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

Mais uma vez a RCB esteve presente com um estúdio e fez a cobertura diária, com directos frequentes, a partir da Festa da Cereja de Alcongosta.

MAIS DE 50 MIL NA FESTA DA CEREJA
Mais de 50 mil pessoas visitaram a festa da cereja em Alcongosta onde se venderam mais de 55 toneladas de cereja e se movimentou pelo menos um milhão de euros. É o balanço em números da festa da cereja que durante quatro dias animou aquela aldeia do concelho do Fundão.
A junta de freguesia de Alcongosta distribuiu 23 mil caixas alusivas à festa, com capacidade de dois quilos, para os produtores venderem cerejas. As caixas esgotaram, pelo que Luís Martins, estima que pelo menos 55 toneladas de cereja foram vendidas durante os quatro dias "só aqui no recinto da festa".

O autarca estima ainda  que pelo menos meio milhão de euros tenham sido movimentados em Alcongosta durante os quatro dias do certame "eu acho que visitaram Alcongosta mais de 50 mil pessoas, mas fazendo as contas apenas a 50 mil se fizermos uma média de 20 euros por pessoa estamos a falar de um milhão de euros que é importante para a economia local".

Para o ano há mais e segundo Luís Martins com algumas arestas a limar "ao nível do trânsito no domingo falhou, o facto de se ter avariado um autocarro provocou um engarrafamento e os transferes desde o estacionamento até à aldeia não funcionaram pelo que recebemos algumas reclamações, pedimos desculpa pelo incómodo mas foi um problema que nos foi alheio".

Para além do trânsito a segurança é outro dos aspectos que é necessário melhorar no próximo ano "correu tudo bem à excepção do sábado de madrugada com alguns distúrbios, não vimos por aqui a GNR, não sei porquê, vamos apurar o que é que falhou".

Luís Martins salienta ainda o facto deste ano estar a ser feita uma auditoria à qualidade dos produtos vendidos na festa "esta empresa está a recolher todos os produtos transformados de cereja à venda na festa, o que vai permitir a elaboração de um relatório que será um documento importante para continuarmos a aumentar a qualidade".

O certame já ganhou um lugar no calendário das festas nacionais. A prová-lo estão os testemunhos recolhidos pela RCB nos vários dias da festa junto dos visitantes. Vieram de todas as partes do país: Algarve, Alentejo, Ribatejo, Lisboa, Porto, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e claro do distrito de Castelo Branco.

Paula Brito


 PASTEL DE NATA DE CEREJA AOS MILHARES
Este ano a grande novidade da festa da cereja, em Alcongosta, foi o pastel de nata de cereja. A escola de hotelaria e turismo do Fundão vendeu durante os quatro dias do certame mais de oito mil pasteis.
Um número que excedeu todas as expectativas da responsável da escola, Maria José Martins "só hoje (sábado) já confeccionámos mais de 3 mil pastéis de nata de cereja, está a exceder de todo, as nossas expectativas".
Maria José Martins recorda que o principal responsável por este pastel é o chefe João Paulo Carvalho "que é o chefe de cozinha e formador da nossa escola".
A receita, que nasceu na escola de hotelaria e turismo, já foi registada pela autarquia e o objectivo é estabelecer uma parceria com as pastelarias do Fundão para a confecção do pastel de nata de cereja original "estamos neste momento em articulação com as pastelarias do Fundão no sentido de eles próprios confeccionarem este pastel, com algumas regras, não deturpando a receita original, seria muito bom colocarmos este pastel em todas as pastelarias do Fundão".
Maria José Martins, directora da escola de hotelaria e turismo do Fundão que vendeu mais de 8 mil pastéis de nata de cereja na festa de Alcongosta onde se chegaram a formar filas de horas para provar o famigerado pastel.

0 comentários:

Enviar um comentário