Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

(Clicar na imagem para ampliar)

Esta foto terá perto de 60 anos e foi enviada pelo João Luís Brito Fortunato. Retrata um cortejo de oferendas a favor do Hospital do Fundão, inaugurado na altura. Uma iniciativa, provavelmente, com o objectivo de ajudar a angariar fundos para a unidade de saúde. Sobre isso talvez o próprio João ou alguém  conhecedor nos saiba adiantar pormenores.

O Hospital do Fundão que hoje conhecemos, embora as actuais instalações tenham sido objecto de obras de melhoramento recentemente, começou a funcionar a 16 de Outubro de 1955. Veio substituir o antigo Hospital da Misericórdia., cuja construção data de finais do século XIX.

Em 1975 o edifício foi ampliado, para instalação de uma nova zona de internamentos e maternidade e adaptação de quartos particulares para enfermarias. Em 1976 o Hospital do Fundão passou a integrar a rede oficial dos hospitais portugueses. Em 1983 passou a hospital distrital e em 1999, quando o novo Hospital da Covilhã ficou concluído, passou a fazer parte do Centro Hospitalar Cova da Beira, que integra as duas unidades.

Na imagem, juntamente com João Fortunato, estão outras pessoas de Alcongosta, que talvez alguém consiga identificar, talvez recorrendo a familiares mais velhos. Há palpites?


Amigos Alcongostenses:
 Com os agradecimentos por tudo o que têem feito e noticiado da vossa terra (Minha tambem por adopção / Terra dos meus Pais e Avós), junto envio foto de Grupo de Alcongosta, no qual me integrei, por ocasião de 1 Cortejo de Oferendas a favor do Hospital do Fundão, nos anos 50 do século passado. (Entre 1955 e 1957).
 Talvez seja possível identificarem alguém?  
 Um abraço e não deixem de acabar o V/Trabalho. No que for possível cá estarei para ajudar.
 João Luis Brito Fortunato
 P.S.- Em breve enviarei a identificação que faço e espero seja correcta da foto anexa





3 comentários:

Anónimo disse...

Não reconheço ninguém

Anónimo disse...

eu tambem nao

Anónimo disse...

O que tem as peras penduradas no pau, parece o César filho do Luis Marques e a do vestido de xadrez, parece a Eugénia dos Faratas.

Enviar um comentário