Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja

O filme "O Cônsul de Bordéus", com Vítor Norte no papel de Aristides de Sousa Mendes - que durante a II Grande Guerra Mundial, contra a imposição de Salazar, passou 30 mil vistos a refugiados, entre os quais dez mil judeus, o que lhes permitiu escaparem aos campos de concentração nazis - é exibido esta sexta-feira, 1, na Moagem.

A película, com a duração de 90 minutos, é projectada à tarde para as escolas e às 21h30 para o público em geral. O bilhete custa 4 euros. com descontos para estudantes, maiores de 65 ou portadores do Cartão Moagem.

Numa altura em que é notícia o encerramento das salas de cinema que restavam no distrito, na Covilhã e Castelo Branco, é de aproveitar quando esporadicamente temos sessões no Fundão. Neste caso um filme sobre aquele que é apelidado de "Schindler português".

"Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis".


0 comentários:

Enviar um comentário