Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja


Alexandra Lucas Coelho, Tiago Salazar, Luandino Vieira, Albano Martins, Alice Vieira, Arnaldo Saraiva, Deana Barroqueiro, Hélia Correia, Teolinda Gersão, Paula Moura Pinheiro, Pedro Mexia, Fernando Alvim, Fernando Paulouro, entre muitos outros escritores participam no I Festival Literário da Gardunha, que começa segunda-feira, 22, no Fundão.


A primeira edição do Festival Literário da Gardunha, no Fundão, inicia-se esta segunda-feira com uma residência artística, seguindo-se o encontro propriamente dito, nos dias 27 e 28, com a presença de mais de 30 escritores.
Alexandra Lucas Coelho e Tiago Salazar (escritores) e o fotógrafo Pedro Loureiro são os convidados para participarem na residência artística, sendo que cada um fica em diferentes pontos do concelho (Castelo Novo, Fundão e Janeiro de Cima), de modo a contactarem a comunidade, designadamente os alunos das escolas do concelho.
A estes autores, a organização lançou o desafio de produzirem um trabalho que tenha como base de inspiração os lugares que ficarão a conhecer ao longo da semana, com a Serra da Gardunha como pano de fundo.
Entre as presenças já confirmadas para o encontro estão autores como Luandino Vieira, Albano Martins, Alice Vieira, Arnaldo Saraiva, Deana Barroqueiro, Hélia Correia, Teolinda Gersão, Paula Moura Pinheiro, Pedro Mexia ou Fernando Alvim, entre outros. E ainda o escritor e jornalista espanhol Javier Reverte, a quem caberá abrir este festival, cuja primeira edição decorrerá sob o signo da viagem e da literatura de viagem.
A viagem e o mapaA viagem e a poética da viagemA viagem e a ficçãoA viagem real e a viagem imagináriaA viagem e a história ou A viagem com bilhete de ida, mas sem regresso marcado são alguns dos temas de debate propostos.
O programa inclui uma visita à aldeia histórica de Castelo Novo e à vila de Alpedrinha, e ainda um concerto com Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva.
O festival é promovido pela Câmara Municipal do Fundão em parceria com a A23 Edições e a Grande Turismo. 
in Público 


Programa para os dias 27 e 28:
 27 SET'14

10h30 SESSÃO DE ABERTURA com Paulo Fernandes (Presidente da Câmara do Fundão)
11h00 | LEITURA DE TEXTO por Mila Castanheira
CONFERÊNCIA INAUGURAL com Javier Reverte

14h30 | VIAGEM COM MAPA com Alexandra Lucas Coelho, Fernando Paulouro Neves, Luandino Vieira - moderação Margarida Gil dos Reis
15h45 | A VIAGEM IMÓVEL com Antonieta Garcia, Américo Rodrigues, Artur Portela - moderação Rui Lagartinho

17h00 | POÉTICAS DA VIAGEM com Catarina Nunes de Almeida, Filipa Leal, Inês Fonseca Santos, Ricardo Gil Soeiro - moderação Tiago Salazar
21h30 | CONCERTO Cristina Branco e João Paulo Esteves da Silva

28 SET'14

10h | PARTIDA DE AUTOCARRO PARA ALPEDRINHA (Praça Amália Rodrigues, Fundão) - transporte gratuito
10h30 | VIAGENS E FICÇÃO com Alice Vieira, Hélia Correia, Teolinda Gersão, Albano Martins - moderação Fernando Paulouro Neves
11h45 | VIAGEM COM HISTÓRIA com Deana Barroqueiro, Gabriel Magalhães, Miguel Real - moderação Cristina Vieira

14h | PARTIDA DE AUTOCARRO PARA CASTELO NOVO (Praça Amália Rodrigues, Fundão) - transporte gratuito
14h30 | LEITURA DE TEXTO por Mila Castanheira
A ORIENTE E OCIDENTE com Tiago Salazar, Fernando Alvim, Manuel da Silva Ramos, Paulo Nunes dos Santos - moderação Rui Pelejão
15h45 | BILHETE DE IDA com Carlos Vaz Marques, José Mário Silva, Pedro Mexia - moderação Paulo Fernandes.

17h00 | LER O MUNDO com Arnaldo Saraiva, Fernando Pinto do Amaral, Jaime Rocha - moderação Ricardo Gil Soeiro


0 comentários:

Enviar um comentário