Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja



CAMPOS DE ENSAIOS PARA A CEREJA E PÊSSEGO

Fundão e Covilhã estreitam laços de cooperação para a promoção da fileira da fruta. Os dois municípios, em parceria com a UBI, Escola Superior Agrária, Apizêzere e Cerfundão criaram um grupo operacional, no âmbito do PDR 2020, com esse objectivo. A candidatura prevê a criação de campos experimentais, da cereja e do pêssego. O primeiro ficará em Alcongosta, o segundo na Covilhã, em princípio na escola agrária da Lageosa.
Vítor Pereira, presidente da CMC salienta a importância desta união, que também já existe ao nível da produção com a integração da Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira na Cerfundão “aliás, a própria Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira vai ter essa vocação que é as frutas de grande calibre onde o pêssego vai pontificar, é nesse sentido que caminhamos. A Cova da Beira é uma zona privilegiada para a agricultura e em conjugação de esforços fazermos uma grande zona de produção de fruta, que já o é, mas em conjugação de esforços melhorar as condições e explorar outras vertentes”.
No caso do campo de ensaios da cereja, ficará sediado em Alcongosta, em terrenos pertencentes à junta de freguesia. Paulo Fernandes, presidente da câmara do Fundão, explica o objectivo destes campos “vão testar novas variedades, vão melhorar as variedades existentes, vão proteger as variedades autóctones, inserem-se também muito naquilo que vai ser a montante o apoio do centro de biotecnologia de plantas da Beira Interior que vai ter um trabalho importante na melhoria das nossas variedades, e com isso estão reunidas as condições para podermos avançar com essas candidaturas”.
Alcongosta, para além da cereja, terá também um campo de experimentação do medronho “está previsto também trabalharmos o medronho do ponto de vista da biotecnologia, e também uma cooperação com as aldeias do xisto, uma vez que o pinhal interior é uma das zonas mais importantes na produção do medronho, podermos criar uma marca que possa valorizar o produto no seu conjunto que é o medronho aldeias do xisto”.

Notícias RCB/ Paula Brito e Paulo Pinheiro


0 comentários:

Enviar um comentário