Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja


A Câmara Municipal do Fundão apresentou ontem a campanha deste ano de promoção da cereja. O pequeno-almoço de cereja é uma das novidades deste ano. Iniciativa que pretende dinamizar a Festa da Cereja durante a manhã, período em que muitas excursões chegam à nossa terra e bastas vezes não encontram qualquer animação.


Fundão: Câmara investe 55 mil euros na promoção de cereja

A Câmara Municipal do Fundão vai investir 55 mil euros na promoção da marca "Cereja do Fundão" através de um programa estratégico que contará com uma forte aposta no norte do país e também em França.
"Vamos estar com uma ação muito marcante em dois espaços na cidade de Paris, aproveitando o cruzamento de agendas como o início do Europeu de Futebol e as comemorações do Dia de Portugal", referiu o presidente do município, Paulo Fernandes, durante a conferência de imprensa de apresentação da campanha promocional para 2016.
Segundo especificou, as campanhas de marketing direto decorrerão no evento "Berges de l'Europe" e na "Fête du Portugal & de la Lusophonie", constituindo mais um passo no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos com vista à conquista do denominado mercado da saudade.
A nível nacional, a promoção do fruto mais famoso deste município do distrito de Castelo Branco passa a incluir uma maior aposta a norte do país, com a presença em grandes eventos e também nos restaurantes do grande Porto.
"A zona norte não é o nosso ponto mais forte, pelo que achamos que também podemos crescer nesse mercado, que é muito importante a nível nacional", apontou.
Segundo sublinhou, algumas das ações serão promovidas pela Cerfundão, organização de produtores que é a principal operadora de cereja da região e que, este ano, apresenta como novidades a introduzir no mercado as caixas de cereja com um quilo ou os cones de cereja (a fazer lembrar os cartuchos de castanha), que permitem o consumo imediato do fruto.
No quadro de parcerias, será ainda possível encontrar cerejas do Fundão à venda em áreas de serviço de algumas autoestradas ou a bordo de voos da TAP, designadamente nos voos do dia 10 de junho e voo inaugural para Boston (EUA), no dia 11 de junho.
A 04 de junho, e aproveitando a sua presença no Fundão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será convidado a associar-se a uma iniciativa recentemente lançada: o apadrinhamento de uma cerejeira.
A realização de festivais e roteiros gastronómicos em Lisboa, Porto e no Fundão volta a constar do programa, que também inclui um conjunto alargado de iniciativas locais relacionadas com o turismo de experiência.
Destaque ainda para a realização da já habitual Festa da Cereja, que tem lugar na localidade de Alcongosta entre os dias 09 e 12 de junho, que apresenta como novidade a iniciativa "pequenos-almoços com cereja", que dinamizará o certame no período da manhã.
Um conjunto de ações em que se espera que a cereja não falte, isto apesar da quebra de produção registada devido ao frio e à chuva e que está a causar perdas muito significativas aos produtores.
Uma situação que está a preocupar "fortemente" o presidente do município fundanense, que já reuniu com secretário de Estado da Agricultura e Alimentação para verificar quais as medidas que podem ser acionadas no sentido de minimizar os prejuízos.
De acordo com o autarca, o governante comprometeu-se a avaliar a possibilidade de ser constituído um fundo de calamidade que possa ainda dar resposta aos prejuízos deste ano.

0 comentários:

Enviar um comentário