Pedaços de Alcongosta

Instantâneos da Terra da Cereja



Os Caminheiros da Gardunha, no âmbito da quarta edição da "Gardunha Sem Lixo", descobriram um altar romano, enquanto decorriam os trabalhos de limpeza. 

"O altar consiste num pequeno bloco granítico muito bem trabalhado, com cerca de 20cm de altura, com uma inscrição gravada numa das suas faces. Trata-se do achado do género encontrado à maior altitude na Serra da Gardunha até à data. A peça encontra-se já à guarda do Museu Arqueológico do Fundão, a cujos técnicos cabe agora a responsabilidade de estudar a peça e determinar o significado do texto da inscrição, aparentemente incompleto, assim como do contexto deste achado. Para já, a análise preliminar conclui que a epígrafe faz referência a uma habitante local, com nome indígena, o que denota uma clara integração da população local na cultura romana.  

Para já, e para além de confirmar a origem romana da via entre Alcongosta e Alpedrinha, esta descoberta é também um contributo importante para a construção do mapa do povoamento do concelho do Fundão há cerca de 2.000 anos, numa altura em que toda a Serra da Gardunha e território envolvente estavam integrados na província romana da Lusitânia", explica David Caetano, presidente dos Caminheiros da Gardunha, numa nota enviada ao Pedaços de Alcongosta. Obrigado pela informação e pelo trabalho que têm desenvolvido. 


0 comentários:

Enviar um comentário