
Apesar de em Alcongosta, ao contrário do que acontece na maioria das localidades vizinhas, a grande fogueira, com vários metros de altura, só é feita na tarde do próprio dia em que é acesa., nunca fica a dever nada às outras. Pelo contrário. Muito por causa das quintas que há por cá, onde se vão guardando os cepos.
Este ano estou certa que será, como é costume, de grandes proporções. Praticamente desde o início do ano que as raízes da foto estão no mesmo sítio. Possivelmente com o objectivo de ser usadas no madeiro. Por outro lado, muita gente renovou os pomares. Por isso cepos não devem faltar.
O que falta são umas fotografias da noite do madeiro, aceso à meia-noite do dia 25, para mostrar a quem não conhece. Para ver o que perdem. E é melhor não falar das chouriças, frangos, febras e afins assados ao longo da madrugada na gigante fogueira, para não ficarem com inveja.
Alguém tem imagens do nosso madeiro?
9 comentários:
É um dia(noite) diferente, na qual o pessoal se junta ate de manhã, para mim é assim a algum tempo, espero que ainda por muito mais.
Nunca se "esqueçam" de aparecer neste dia,pois são estes os momentos que para sempre ficarão guardados nas memórias de cada um.
"Um costume que gentes de outros pontos do país não fazem ideia do que é, em alguns casos nunca ouviram falar."
Já estou a levar nas orelhas pela minha ignorância...
a ver s desta n acaba em barraca ... quem não sabe beber q n beba
À noite lá nos encontramos todos! Alegrem-se os céus e terra...
sera que nos encontramos no madeiro???
sera que vai haver madeiro???
e se as poucas pessoas que por carolice todos os anos se preocupam com isso este ano não quiserem saber?? pode ser uma triste noite...
terra de gente comodista que se puderem nada fazem pela terra, e o mais triste é que os mais novos tanto falam disso mas quanto a mim são muito piores
...cantemos com alegria...
Caro amigo che Guevara, acho que tens toda a razão!
-Se os poucos que se preocupam em dar uma noite mais feliz à terra, não o fizerem!! Certamente que seria uma triste noite, isto não pelos comodistas, pois tais, iriam para a cama logo a seguir à bica!! Mas, como se não chegasse, esses mesmos são os primeiros a criticar e a colocar defeitos, no que muitos fazem, que ainda têm amor & consideração pela terra com a preocupação de proporcionar umas noites mais felizes.
...e a festa continua...
BOAS FESTAS.
Feliz Natal...
Pois é, se não houver madeiro a noite vai acabar muito cedo!Creio que ja andarao a tratar de levar os cepos la para o local do costume...
A noite la nos encontraremos depois da missa do galo, espero...
Boa Ceia e muitas prendas!!!
Eu, ESTEFANO, n tenho passado muito pelo blog, mas axo k sinceramente este Che Guevara tem muita piada!
Fala como se fosse alguma das pessoas k foram buscar o madeiro!
Apesar de criticar os outros eu tenho a certeza absoluta que ele é mais uma das pessoas k n carregou nem uma raiz...
Kem sabe s n e uma das pessoas que tinham raizes e carrinha para as transportar, mas como o tipico Alcongostense comodista, não fez nd em prol da sua terra.
O que é certo, embora seja muito triste, é k apenas os mais novos é que trabalharam para pelo menos haver alguma coisa.
S ficassemos á espera de pessoas como ele, inda agora o madeiro n tava aceso.
E tenho a certeza mais que absoluta que se não fossem esses putos que alguns falam e criticam, n tinha havido nada.
Só acho que quem n fez nd tb n deve criticar o k os outros fizeram ou neste caso viessem a fzer.
Assim me despeço, sentindo k Alcongosta por vezs é uma terra onde n se pode fazer nd pois toda a gente e importante, fuínha e fina de mais para participar nas coisas.
A muito que não davas sinal de vida oh Estefano!!!
Mais uma vez o descontentamento, o desanimo a frustração plo que Alcongosta podia ser.
O madeiro fez-se, mas creio que a tradição pode estar a beira do fim, assim como muitas outras actividades da terra. Os "putos" vão saindo, vão-se afastando cada vez mais das tradições, se não houver incentivo..."a malta baza" e depois...e depois as tradições morrem, a terra desertifica, o pessoal queixa-se!!!
De qualquer forma, estou em crer que Alcongosta não tem so gente "importante, fuínha e fina", tem quem goste à seria da terra, quem queira ajudar, mesmo que não se prontifique imediatamente...é pena ficarem sempre a espera que outro dê o primeiro passo, se for(em) sempre o(s) mesmo(s) a dá-lo haverá um dia em que nada se faz mesmo.
Conterraneos, façam uma reflexão acerca destas situações, ajudem a terra em vez de se contentarem dizendo que nada se faz e que ninguem ajuda e o blá blá blá do costume!
Todos falam, mas todos se encostam!!!
Enviar um comentário