
Bem, a 2 meses da Festa da Cereja, podia ser pior. Pelo menos já há data. Infelizmente, nada mais. Quem faz a festa acontecer ainda não foi informado absolutamente de nada, não houve ainda qualquer reunião preparatória, tal como não houve um encontro, no ano passado, para fazer o balanço e ver os aspectos a melhorar. A Fundão Turismo não teve a iniciativa e a Junta de Freguesia também deve ter achado que não era necessário...
A dois meses já os cartazes deviam estar afixados por aí, já a promoção devia estar a ser feita, já a programação devia ser conhecida. Sensatamente, já devia ter sido ouvida a opinião das tascas. Podiam pelo menos ter retirado alguma lição do ano passado, em que o mau planeamento acabou por ter reflexos na adesão.
Não se trata de uma crítica só porque sim. É uma humilde chamada de atenção a quem tem responsabilidades e um alerta à junta de freguesia para fazer ouvir a sua voz nestas matérias. Se é que o assunto tem para os nossos representantes a mesma importância que parece que os alcongostenses lhe atribuem. Nem sempre é possível evitar os erros. Agora, não aprender com eles, não se compreende.
Já agora, já que ainda nada é conhecido com a antecedência que seria recomendável, se calhar não seria má ideia conversar com os técnicos, com os agricultores, e saber como está a produção de cerejas nessa altura. Como já devem ter reparado, a floração chegou mais cedo e a campanha da colha é capaz de ser antecipada.